Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Abril de 2024
Turismo

Vacinação avançada e exemplo em biossegurança; turismo em Bonito e região são ideais para quem busca turismo de natureza

Neste mês de julho completa um ano da retomada do turismo no destino e é possível observar que a segurança e o controle de visitas já adotadas no setor, ficou ainda mais em evidência.

Informações assessoria de Imprensa IDB
Em 23 de Julho de 2021 às 16h39
Gruta do Lago Azul. Foto: Terra sem fronteiras.

A região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um destino que promove o turismo ao ar livre de maneira organizada e em grupo reduzidos, se destacando por oferecer uma opção mais segura para quem buscar viajar neste momento.

Antes mesmo da pandemia da Covid-19, o modelo de ecoturismo praticado no destino era de visitação controlada, com empreendimentos que seguem licenças ambientais para operação e trabalham com horários específicos e limite de pessoas por grupo. Desta forma, não há aglomeração de pessoas nos passeios, gerando uma sensação de segurança e exclusividade para quem visita. 

Em 2020, o destino ficou fechado por mais de 4 meses, retornando suas operações em julho do mesmo ano. Este mês completou um ano da sua retomada e é possível observar que a segurança e o controle de visitas já adotadas no setor, ficou ainda mais em evidência.  

Para o Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB), o destino se destaca de forma segura, com protocolos implantados em diferentes segmentos na cidade, um zelo redobrado para receber os turistas com segurança, credibilidade e saúde. "Os protocolos desenvolvidos aqui serviram como base para muitos outros locais do país. Nos esforçamos, nos comprometemos e acreditamos que atendemos as exigências necessárias com muita responsabilidade para a atuação do setor desse momento, com o intuito de proporcionar momentos especiais e seguro na natureza preservada de Bonito e região".

Bonito recebeu também o selo internacional de turismo seguro " Safe Travels" , criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC - World Travel & Tourism Council). O selo foi entregue após o município ter implementado as medidas de biossegurança preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A adoção das normas em saúde e segurança teve o apoio do Sebrae/MS, que por meio de parceria com Sesi/MS e Senac/MS, lançou em 2020 o programa Bonito Seguro, visando a retomada segura das atividades turísticas na cidade. 

Sylvio Trujillo, Dirtor do IDB pela Abrasel, acrescenta ainda que "Bonito hoje, para mim, é um dos destinos mais seguros para se viajar. Primeiro motivo por ser um destino de ecoturismo, outro motivo por ser regido por sete protocolos de biossegurança que foram elaborados pelo Sistema S, juntamente com as associações de cada segmento para analisar criteriosamente a peculiaridade da sua atividade. Tanto que foi chancelado com o selo Safe Travels e Bonito Seguro, sendo assim não vejo motivos de preocupação para viajar para Bonito".

Gruta Segura

Considerado cartão postal da cidade, a Gruta do Lago Azul, retomou suas atividades em março deste ano. Antes da pandemia, recebia cerca de 305 pessoas por dia. Agora, o limite máximo é de 72 visitas por dia. O intervalo de cada grupo é de 1 hora e já na recepção, visitantes aferem a temperatura, higienizam as mãos com álcool. Antes de entrar na caverna é necessário limpar o calçado em um tapete com água sanitária e durante a atividade é obrigatório o uso da touca descartável, capacete e máscara. 
Com todos esses cuidados, turistas tem a oportunidade de se encantar com os tons de azul que brilham no lago e contemplar toda a sua formação geológica.

Vacinação

De acordo com dados publicados no Vacinômetro de MS nesta sexta-feira (23), a cidade de Bonito contabiliza 15.760 pessoas imunizadas contra a Covid-19 sendo que, 10.394 receberam a primeira dose; 4.273 pessoas já estão imunizadas com as duas doses e 1.093 receberam a dose única. Até o momento foram aplicadas 7.749 doses da vacina Astrazeneca; 1.672 vacinas da Pfizer; 5.246 vacinas da Coronavac e 1.093 doses da Janssen.

Desde o início da pandemia, Bonito registrou 3.045 casos confirmados de Covid-19 no município, 2.946 casos recuperados e 67 óbitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.