Bonito, Mato Grosso do Sul - 18 de Março de 2024
Turismo

Sebrae e parceiros lançam Portal de Ecoturismo

A plataforma apresenta conteúdos técnicos para empreendedores e gestores atuantes nos destinos de Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza no Brasil.

Informações Sebrae MS
Em 13 de Maio de 2021 às 07h40
Cachoeiras na Estância Mimosa, passeio de ecoturismo em Bonito (MS).

O Sebrae, acompanhado de representantes do Ministério do Turismo e da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), lançou na última quarta-feira (12) o Portal Sebrae de Ecoturismo.

A plataforma inédita é uma iniciativa do Sebrae em Mato Grosso do Sul para todo o País. Ela foi criada com o objetivo de disseminar práticas inspiradoras e oportunidades de negócios, contribuindo para a inovação e produtividade dos negócios integrantes da cadeia do Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza. O Portal pode ser explorado por empreendedores, profissionais, entidades, gestores públicos e demais interessados no assunto.
 
Durante a solenidade de lançamento do portal, que foi transmitida de forma on-line, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, destacou que o Turismo foi um dos segmentos que mais sofreu com os impactos da pandemia de Covid-19, sobretudo os ramos de Negócios e Eventos. Todavia, ele ressaltou que o turismo em locais abertos desponta como uma oportunidade e neste sentido, o Portal representa um “presente” para os brasileiros. 

Quero mais uma vez colocar o Sebrae Nacional como ajudante, como prestador do serviço do Ministério, da Embratur, do Brasil, para o desenvolvimento do turismo. No pós-pandemia, esse turismo aberto que estamos falando aqui, será uma ‘explosão’. E nosso papel é estar preparado, porque temos o melhor produto. Vamos ter dias muito melhores, com mais esperança e resultados” , destacou Melles. 

Em sua fala, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, enfatizou a crescente busca dos turistas em todo o mundo por destinos de natureza, afirmando que o Brasil possui enorme potencial. “Não tenho dúvidas que o país mais preservado do mundo é o Brasil. Ficamos muito felizes com essa atuação do Sebrae, um grande parceiro na divulgação e na capacitação das pessoas. Precisamos unir forças para que os números se tornem realidade. Hoje, apenas 8% do nosso PIB é oriundo do Turismo, então temos um grande potencial” , afirmou. 

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Jaime Verruck, o Portal é extremamente importante no contexto de retomada da economia. Verruck, que também é o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul – pasta onde está a Coordenadoria de Turismo e as ações para o segmento em nível estadual, acredita que a região tem muitos potenciais no Ecoturismo.

“O Ecoturismo no Brasil tem hoje uma competitividade muito adequada do ponto de vista da estrutura, mas nós temos muito a fazer, temos muitos destinos ainda a serem explorados e serem desenvolvidos. O Portal apoia a retomada e vem para atrair turistas para o Brasil e desenvolver novas atividades”, afirmou o presidente. 

Também presente na solenidade virtual, o diretor-executivo da ABETA, Luiz Del Vigna, falou sobre o trabalho da instituição, que contribuiu na formação do Portal. “Acredito que precisamos buscar novos caminhos para o Turismo de Natureza do Brasil, para que ele realmente se transforme em um vetor de desenvolvimento econômico social. Esse portal que está sendo apresentado pelo Sebrae, tenho certeza que vai ser uma ferramenta extremamente importante para que esse nosso sonho torne-se realidade”, disse.

Encerrando a cerimônia, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou o trabalho realizado em Mato Grosso do Sul, principalmente com ações em Bonito, município considerado um dos principais destinos internacionais de Ecoturismo. “O Sebrae Mato Grosso do Sul está à disposição do Sistema Sebrae, para que possamos continuar desenvolvendo todo o Turismo. Em breve lançaremos novos produtos que vão fazer a diferença”. 

Sobre o Portal

O Portal conta com os campos Notícias, fonte de informação para empreendedores, gestores, turistas e demais interessados; Trilhas de Conhecimento para aprimoramento do empreendedor; Ecoturismo, com um breve contexto sobre o segmento no Brasil; Oportunidades de Negócios, com oportunidades de parcerias; e Comunidade Ecoturismo, um fórum de discussões com temas como Marketing, Inovação e Políticas Públicas.  

No campo Oportunidades, o empresário encontra fornecedores de produtos e serviços ecosustentáveis, que podem revigorar o negócio com novas soluções de mercado. Além disso, é o espaço para interessados em novas parcerias, onde o empresário pode se cadastrar e colocar seu produto à disposição. Os interessados podem acessar a plataforma por meio do link: portalecoturismo.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.