Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Turismo

Protocolo de biossegurança da Associação Bonitense de Hotelaria destaca abertura somente em julho

O documento detalha a capacidade de lotação dos estabelecimentos, o tempo de descanso dos apartamentos e medidas de higienização e lavagem de roupas de cama e utensílios em hotéis e pousadas de Bonito.

Ketlen da Silva
Em 25 de Maio de 2020 às 13h16
O documento foi entregue ao prefeito Odilson Soares nesta segunda-feira (25).(Divulgação/Prefeitura de Bonito)

A presidente da Associação Bonitense de Hotelaria (ABH), Gitane Klain, acompanhada do gerente da Unidade Executiva Sesc Bonito, Gabriel Calderon, entregou o projeto final do Protocolo de Biossegurança ao prefeito Odilson Soares na manhã desta segunda-feira (25) e destacou que a maioria dos 23 associados já sinalizou a abertura somente para julho.

Conforme Gitane, foi formado um grupo dentro da ABH, que abrange desde hotéis de pequeno porte até resorts, onde foi trabalhado o protocolo de reabertura. "Esse protocolo foi analisado pelo SESI, onde fazem parte do comitê dois sanitaristas e um médico do trabalho. Ele foi finalizado e hoje entregamos ao município para que ele possa analisar. Aprovando esse protocolo, nossa intenção é que o hoteleiro tenha um tempo para poder adquirir os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) necessários, dar o treinamento para equipe, porque nossa preocupação é de que abra o turismo com segurança, tanto do trabalhador como da população e dos visitantes, e que seja viável para o empresário", afirma.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano, também destacou que, apesar da ABH ter apenas 23 associados enquanto o município possui mais de 90 hotéis, pousadas e empreendimentos do tipo, a medida valerá para todos. "Esse documento foi feito de forma muito clara, com toda a assessoria do SESI e do SEBRAE e vai servir para todos. Embora sejam 23 associados, em um universo quantitativo de investimentos, de número de empregos gerados, de recolhimento de tributos, esses 23 são a grande maioria", detalha.

Ainda segundo o secretário, o documento será analisado pela Administração, juntamente com a equipe da Vigilância Sanitária, após aprovado, será implantado e terá que ser seguido por todos os segmentos dos meios de hospedagem do município.

O representante do SESI Bonito, por sua vez, destacou que o protocolo foi pensando em todos, desde as pequenas pousadas até as grandes cadeias de hotéis. "Então, por exemplo, destacamos o uso de EPIs, descrevemos exatamente quais o trabalhador tem que usar, o mínimo para poder se proteger, quais são as medidas que eles terão que tomar quando receberem o turista, o que tem que detectar, quais são os pontos que vamos precisar ficar muito atentos nessas visitas de turistas, para assim que surgir uma anomalia, algo diferente, uma contaminação, já tenha um protocolo de como agir. Então ele ficou muito completo, sempre pensando em todo mundo", explica Gabriel.

Outras medidas que o documento detalha, segundo Gitane, são em relação a capacidade de lotação dos estabelecimentos, tempo de descanso dos apartamentos e medidas de higienização/lavagem de roupas de cama e utensílios. “Nós já sabemos do impacto desse fechamento na economia do município, principalmente no setor do turismo. Então é necessário criar formas e mecanismos que possibilitem a retomada, sem expor a comunidade”, afirma o gerente.

Para o prefeito, o documento é uma forma de o município compartilhar as responsabilidades com o empresariado, permitindo assim a retomada da economia de forma segura.

O documento está sendo analisado e, assim que aprovado, será amplamente divulgado e disponibilizado em todas as plataformas do Executivo Municipal e será de uso público para que todos os empresários, tanto de Bonito quanto de qualquer lugar do país e do mundo, possam ter acesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.