Pensar em Bonito é pensar em sustentabilidade, já que o município é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Os projetos de preservação são importantes para manter a cidade com seus encantos que a natureza proporciona e com o projeto Casa do Vidro não poderia ser diferente.
A iniciativa foi do arquiteto e ex-dono de bar, Carlos Cardinal, que estava cansado de arcar com os prejuízos de cerca de R$ 622 de copos quebrados do antigo estabelecimento que mantinha em Bonito. Então, começou a produzir seus próprios copos com as garrafas que seriam descartadas. Atualmente, o espaço atua com uma nova direção, da proprietária Gina Tolfo Felix e da designer Laura Scherer, e equipe.
"Todas as nossas peças são manualmente feitas com muito amor, um exemplo de nosso trabalho é toda a iluminação da praça e comércio de Bonito, feitas com garrafas reaproveitadas que deixam a cidade bem mais charmosa", afirma Laura.
O projeto é de pequeno porte e tem como missão a retirada do vidro da natureza, transformando-o em um produto útil, ampliando seu ciclo de vida, colaborando para destinar, de forma sustentável, um dos resíduos mais descartáveis e preocupantes na separação do lixo que é o vidro. Para isso, utiliza-se um ecoponto na sua sede, onde a comunidade faz a destinação adequada dos resíduos no município, entre eles, hotéis, bares e restaurantes da região, porém foi suspenso temporariamente desde o mês de junho. Garrafas de nenhuma bebida e nem cacos de vidro (exceto garrafões de vinho de 5 e 3 litros, potes, pé da taça quebrada e tulipas de chopp quebradas) estão sendo recebidos devido à pouca demanda, reserva de matéria prima e diminuição de custos.
Atualmente, 60% do vidro descartado em Bonito vai para a fábrica, com uma média anual de 100 toneladas de vidro retirado da natureza. Para os turistas que visitam a cidade, este tipo de reuso do vidro é importante pois o atêlie funciona como um ponto turístico gratuito que podem conhecer. O objetivo é conseguir promover a consciência ambiental da população bonitense, bem como dos turistas, através da mudança de comportamento no que se refere às questões ecológicas.
Em 2015, a Casa do Vidro conquistou o 2º lugar no prêmio Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) de Sustentabilidade.