Bonito, Mato Grosso do Sul - 22 de Junho de 2021
Turismo

Programa inédito pretende trazer inovação para o turismo de Mato Grosso do Sul

O período de pré-inscrição do Trilhar MS é do dia 13 a 18 de maio e atenderá, nessa primeira etapa, as regiões turísticas Bonito-Serra da Bodoquena, Caminho dos Ipês, Cerrado Pantanal e Pantanal.

Com informações de FundTur - Ketlen da Silva
Em 12 de Maio de 2021 às 12h36
Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim. (Grupo Rio da Prata)

Lançado nesta terça-feira (11) em evento virtual, o programa Trilhar MS vai apoiar a inovação de produtos e roteiros turísticos sul-mato-grossenses por meio de ações de qualificação, consultoria, descentralização de recursos financeiros e acesso ao mercado.

A live de lançamento do programa Trilhar MS, que está disponível aqui , contou com a participação presencial do diretor-presidente da Fundação de Turismo do MS, Bruno Wendling; do gerente da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Rodrigo Maia Marcelo Pirani; e participação remota da vice-presidente do Conselho de Administração da Braztoa e Conselheira da Academia de Excelência Braztoa, Marina Figueiredo; e da diretora do departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo do Ministério do Turismo, Nicole Facuri.

Trilhar MS

A iniciativa do Governo do Estado, através da Fundação de Turismo, conta com parceiros importantes como o Sebrae, Fundect, Braztoa, entre outros, com expertise em inovação e mercado. “Por meio desse programa, inédito no país, queremos mostrar ao setor turístico do Estado que a inovação é um processo contínuo para que possamos oferecer uma experiência ainda melhor ao turista”, explica Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur.

A primeira ação do Trilhar MS é o curso “Experiências Incríveis”, desenvolvido pela Braztoa, onde 80 prestadores de serviços turísticos do Estado terão acesso a conhecimentos de forma gratuita. Especialistas em diversas áreas abordarão questões como utilizar os diferenciais de seu negócio ou de seus talentos para montar experiências turísticas atraentes e lucrativas; otimizar o orçamento que a empresa tem no momento para impulsionar o negócio; encontrar um público que esteja disposto a pagar pela sua experiência; aumentar o ticket médio dos serviços que oferece ao seu cliente; aproximar seu negócio, seu destino e sua experiência de conceitos necessários para a retomada do turismo.

“Não temos dúvidas sobre a necessidade de mudarmos o enorme potencial do mercado nacional a partir de inovação e, principalmente, aprimoramento do turismo de experiências, e temos a certeza de que o Mato Grosso do Sul tem tudo para estar cada vez mais presente nas prateleiras das operadoras e agências de todo o Brasil”, salienta Marina Figueiredo.

A metodologia exclusiva "Amplia Mundo Design de Experiências" será aplicada presencialmente e com equipe multidisciplinar em 20 empresas participantes. Serão realizadas oficinas sobre planejamento de cenários futuros em até 05 destinos turísticos e, assim, conduzir a percepção de atuação no longo prazo do grupo empresarial que determina a imagem do destino.

O período de pré-inscrição do programa é do dia 13 a 18 de maio e atenderá, nessa primeira etapa, as regiões turísticas Bonito-Serra da Bodoquena, Caminho dos Ipês, Cerrado Pantanal e Pantanal, que já têm produtos formatados, consolidados e sendo vendidos nas prateleiras das operadoras nacionais e internacionais, conforme a Matriz de Classificação Turística.

A inscrição, no menu Trilhar MS do site , pode ser feita por meios de hospedagens, bares, restaurantes e similares, atrativos turísticos, agências receptivas, operadoras de turismo, guias de turismo e organizadoras de eventos. A seleção dos 80 participantes vai levar em consideração critérios obrigatórios como estar localizada em uma das regiões turísticas válidas; pertencer ao um dos segmentos citados; possuir Cadastur regular e o Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo.

Fomento à inovação

O programa Trilhar MS vai descentralizar recursos públicos por meio de Editais de Chamamento Público para apoiar o desenvolvimento de novos roteiros e produtos turísticos, com foco nos diversos segmentos como ciclicoturismo, birdwatching, ecoturismo, aventura, histórico-cultural, dentre outros.

A inovação através da tecnologia também está prevista através de Editais de Chamamento Público para apoiar startups a desenvolverem soluções tecnológicas na área de gestão de destinos, de empreendimentos, serviços e auxiliar no aumento da competitividade da atividade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Em 22 de Junho de 2021 às 07h48
A solicitação feita por meio de indicação destaca que a instituição está desativada há mais de um ano e as obras ainda não foram iniciadas.
Em 22 de Junho de 2021 às 08h39
Com a nova remessa, passam a ficar asseguradas entregas semanais da vacina Astrazeneca/Oxford contra a Covid-19 até 16 de julho.
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.