Bonito, Mato Grosso do Sul - 16 de Abril de 2024
Turismo

Pesquisa revela que brasileiros buscam viagens por perto, voos mais baratos e companhia de pets

As plataformas Booking.com, Hoteis.com e Viajala.com.br divulgaram na última terça-feira (27) o levantamento "O Futuro das Viagens."

Com informações de O Globo
Em 29 de Outubro de 2020 às 13h50

Ano a ano, a Booking.com faz uma pesquisa global com seus usuários para antecipar tendências de viagens. Em 2018, o anúncio do estudo, que mostra o que começa a aparecer no radar de viajantes brasileiros, foi feito de Fernando de Noronha, em Pernambuco. No ano passado, o cenário foi o Pão de Açúcar, no Rio. Na última terça-feira (27), na apresentação da versão mais recente do levantamento "O Futuro das Viagens", não houve espaço para paisagens maravilhosas. Tudo foi feito por conferência na internet, com os executivos da empresa presos em quadradinhos da tela do computador. O mundo das viagens está muito diferente desde o início da pandemia de Covid-19, na forma e no conteúdo.

Outras plataformas de busca relacionadas a turismo, como Hoteis.com e Viajala.com.br, seguiram modelos parecidos nos últimos dias e divulgaram estudos que costumam realizar periodicamente, decifrando o humor do viajante.

O desafio ficou maior. As pesquisas agora buscam revelar o que pensam, o que querem, o que planejam os viajantes brasileiros daqui para frente, durante e pós-pandemia, com ou sem vacina.

A análise do Viajala.com.br mostra que preços baixaram, que a busca por viagens somente de ida cresceu e que destinos menos disputados no país estão em alta.

No levantamento do Hoteis.com, a ideia foi traçar um paralelo entre a convivência com animais de estimação na quarentena e o planejamento das futuras viagens. Levar ou não levar o pet, eis a questão. A maioria não tem dúvidas e afirma que, daqui para frente, os bichinhos vão juntos.

Incertezas e queda de preço nos céus do Brasil

O preço médio das passagens aéreas domésticas no Brasil caiu 22% desde o início da pandemia, quando houve redução de mais de 90% na malha aérea nacional. Por outro lado, o das internacionais subiu 10%. Nas principais rotas saindo de aeroportos no Rio, a queda chegou a 26%. Os dados são do Barômetro 2020, levantamento realizado há três anos pelo buscador de voos Viajala.com.br.

O estudo, feito de 15 de abril a 15 deste mês, mostra que tudo mudou quando se compara com o mesmo período de 2019, como era de se esperar. O brasileiro passou a planejar viagens com menos antecedência, começou a pesquisar mais viagens somente de ida e procurou lugares menos concorridos entre os destinos nacionais, como Aracaju.

Antes da pandemia, o viajante buscava no Viajala voos para ao menos 42 dias depois. Agora, a antecedência caiu para 32. "A incerteza sobre o futuro, tanto sobre as próprias condições financeiras quanto sobre a situação do lugar de destino, levou o brasileiro a improvisar mais", diz Josian Chevallier, co-fundador do Viajala.

Receio de viajar, mas muita vontade

O tempo é de incertezas, aflições e até certa incoerência. De acordo com estudo da Booking.com, dois em cada três (66%) brasileiros afirmam não se sentirem confortáveis em viajar até que surja vacina ou tratamento para Covid-19. Por outro lado, 67% se mostram animados para pegar a estrada, 86% pretendem valorizar mais as férias a partir de agora , e 48% planejam reagendar uma viagem cancelada.

Mas algumas coisas serão diferentes. O levantamento mostra que os brasileiros vão privilegiar destinos mais próximos de casa, evitando lugares superlotados e buscando mais contato com a natureza (44% planejam viajar dentro do próprio país daqui a 7 a 12 meses). Também passaram a buscar opções mais econômicas, estão atentos a medidas de segurança (91% tomarão ainda mais precauções) e consideram lugares alternativos de hospedagem (43% que buscam destinos perto de casa estão preferindo casas ou apartamentos de temporada).

Viajando na companhia dos pets

A convivência maior com os animais de estimação na quarentena deixou pegadas fortes no caminho de donos de pets. Pesquisa da Hoteis.com no Brasil revela que 82% dos entrevistados pretendem levar seus companheiros quadrúpedes quando forem viajar.

Muitos não estão mais preparados para a separação: 59% acreditam que, se deixarem o bicho em casa, tanto eles quanto os animais se sentirão sozinhos. É o caso da professora Nadja Linhares, que passou a levar a cadela Gadú até para viagens curtas. "Quando íamos por dois ou três dias, evitava levá-la. Achava cansativo para ela. Agora, ficamos ansiosos ao deixá-la", disse.

Os bichanos até “rivalizam” com humanos: para 17%, viajar com pets é menos estressante do que com outras pessoas. Entre os motivos para não levar o bichinho em viagens, um terço admite que transportá-lo restringiria a opção de lugares (42% presumem que não haveria acomodação adequada) e muitos temem que seria muito caro (20%). E lugares com praias são os preferidos para ir na companhia de pets.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.