Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Turismo

Natal Luz de Gramado começou nesta quinta-feira

Com adaptações na programação diante da pandemia de Covid-19, a “Cidade Mágica do Natal” está preparada para receber turistas de forma segura.

Com informações de MinTur
Em 23 de Outubro de 2020 às 16h30

Luzes por toda a cidade, guirlandas, renas e soldadinhos quebra-nozes. A partir desta quinta-feira (22), a cidade de Gramado (RS) se transformou na “Cidade Mágica do Natal”. Ao ar livre, toda a beleza do Natal Luz, com ruas decoradas e iluminadas, está confirmada entre os dias 22 de outubro e 30 de janeiro. Mas, para garantir a segurança dos moradores e de quem visita o mais tradicional festival natalino do país, os espetáculos em grandes arenas foram cancelados.

“Neste processo de retomada do turismo no país, sem dúvida, a abertura do festival é um marco para o setor e simboliza como é possível aliar o retorno das atividades turística aos protocolos de biossegurança necessários à proteção dos turistas e moradores”, avalia o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o festival contará com um palco móvel, que levará diariamente apresentações artísticas a diversas partes da cidade, às 19h, a partir do dia 7 de novembro. É o chamado “Rotas e Notas”, como explica Rafael Carniel, presidente da Gramadotur, organizadora do evento. “Em pesquisa, cerca de 50% do público visitante afirma que a melhor forma de curtir Gramado é caminhando. Por isso mesmo, à noite, diferentes atrações passarão diante dos nossos olhos, sem precisarmos nos concentrar diante de um palco fixo”, conta.

Monitores sanitaristas irão apoiar o cumprimento dos protocolos de distanciamento. Todos os visitantes e moradores deverão usar máscaras e terão à disposição álcool em gel em ambientes públicos e privados. “A 35ª edição não deseja aglomerar, mas reunir pessoas, mesmo as de longe, através do amor e da lembrança. Aproximar no coração e relembrar o sentido do Natal”, diz Carniel.

Atrações

A decoração da maior edição da história do festival, com 101 dias de duração, conta com 2,5 milhões de lâmpadas de LED. As luzes da cidade, bem como os arcos da Av. das Hortênsias, principal via local, se acenderão, diariamente, às 20h00. Já a Rua Pedro Bonetti, que fica no centro do município, se transformou na Rua das Renas, reunindo obras de artistas plásticos regionais que homenageiam, neste ano, a imigração em Gramado.

O “bom velhinho”, claro, estará lá e receberá os visitantes na Casa do Papai Noel, na Vila de Natal, situada na Praça das Etnias, onde também são encontrados produtos artesanais. O espaço estará aberto a partir do dia 7 de novembro, entre 10h00 e 22h00. O Papai Noel vai interagir com turistas e a comunidade, seguindo todos os protocolos de biossegurança recomendados pelo Ministério da Saúde, das 14h00 às 18h00.

Já a Trupe de Natal, formada por um grupo de atores, fará 1.200 apresentações teatrais e musicais em restaurantes, hotéis e parques da cidade. Serão 12 aparições diárias, de 15 minutos cada, e no parque temático Mundo a Vapor, sempre às 15h. “A Trupe de Natal estará presente em vários lugares da cidade, da manhã à noite, sempre levando magia a ambientes que possuam controle de público e protocolos próprios”, explica Rafael Carniel.

A tradicional Orquestra Sinfônica de Gramado inicia, em 25 de novembro, uma série de 35 apresentações durante a missa das 10h30 na Igreja Matriz São Pedro, integrando erudição e fé. Já o tradicional concerto sob a regência do maestro Linus Lerner ocorrerá no dia 13 de dezembro, às 13h, também na Igreja Matriz. Já no dia 15 de dezembro, em comemoração ao aniversário da cidade, há outro concerto previsto na Linha Nova, interior de Gramado.

É preciso registrar também o já tradicional concurso de decoração de pinheiros, um dos símbolos do Natal. O chamado Tannenbaumfest acontecerá no dia 7 de novembro, das 14h às 19h. Nesta data, empresas locais se reúnem para decorar as árvores espalhadas pela Av. Borges de Medeiros. São 35 pinheiros no total, em alusão à quantidade de edições do festival.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.