Bonito, Mato Grosso do Sul - 18 de Janeiro de 2021
Turismo

MTur prorroga prazo para conclusão de dois cursos na área de turismo

Matriculados nos cursos de Atendimento ao Turista e de Gestor de Turismo terão até o dia 1º de fevereiro para concluir os estudos.

Com informações de Ministério do Turismo - Ketlen da Silva
Em 31 de Dezembro de 2020 às 09h31
(Divulgação)

O Ministério do Turismo prorrogou em um mês o prazo para conclusão de dois cursos online oferecidos de forma gratuita a profissionais do setor de turismo: o de Gestor de Turismo (CGT), que busca qualificar gestores públicos e privados de qualquer atividade relacionada ao turismo; e o de Atendimento ao Turista (Brasil Braços Abertos - BBA), voltado à qualificação nos serviços de atendimento.

Juntas, as duas capacitações contam com mais de 42 mil inscritos entre 2019 e 2020. E, agora, os matriculados terão até o dia 1º de fevereiro para concluírem todas as etapas do processo de qualificação.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, reforça a importância da capacitação no setor. “A qualificação é um diferencial de competitividade e proporciona os melhores resultados nas carreiras profissionais, além de contribuir para que possamos fortalecer o turismo, aperfeiçoando as políticas públicas e oferecendo um atendimento mais qualificado aos turistas”, ressaltou o secretário.

Curso de Gestor de Turismo  

Desde 2019, o curso recebeu a inscrição de 24.526 pessoas, principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A capacitação possui carga horária de 50 horas, dividida em 35 unidades. Para receber o certificado de conclusão, produzido em parceria com a Fundação Universidade de Brasília (FUB/UnB), o aluno precisa alcançar a nota de 429 pontos.

A formação em Gestor de Turismo tem como público-alvo brasileiros e estrangeiros maiores de 18 anos, em especial gestores das políticas públicas do turismo que atuam no desenvolvimento do setor. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de políticas públicas de turismo locais que incentivem o empreendedorismo e alavanquem o turismo nestes destinos, além da melhoria da hospitalidade entre turistas e residentes.

Durante o curso são abordados temas como planejamento, elaboração de projetos, legislação sobre turismo e contratações, programas e ações do MTur. A programação conta com videoaulas e atividades de verificação de conteúdo (perguntas e respostas).

Curso de Atendimento ao Turista  

Desde o ano passado, 17.647 pessoas se inscreveram no curso, principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Possui um total de 80 horas-aula, divididas em 76 unidades. Ao final do curso, o aluno deve atingir uma nota de 696 pontos para emitir o certificado chancelado pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

O objetivo é capacitar tanto profissionais que já atuam no atendimento ao turista, independente do perfil de ocupação, quanto cidadãos que desejam ampliar conhecimentos e prestar um atendimento mais qualificado aos viajantes.

A programação inclui temas como noções de inglês, ética, marketing e sustentabilidade. Para melhor assimilação, os conteúdos são transmitidos por meio de videoaulas e jogos educativos. Também são realizados pequenos testes ao final das unidades para aferição de conteúdo pelos alunos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
Em 13 de Janeiro de às 16h36
A regra passa a valer a partir do dia 26 de janeiro.
Em 06 de Janeiro de às 16h38
Os testes podem ser do tipo rápido IGM/IGG ou do tipo SWAB, com pesquisa de antígeno ou por RT-PCR.
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.