Bonito, Mato Grosso do Sul - 27 de Janeiro de 2022
Turismo

MTur e UNESCO lançam edital para apoiar o desenvolvimento de trilhas de longo curso no país

Empresa selecionada vai elaborar um manual com orientações para apoiar a criação, a estruturação e a promoção desses percursos no Brasil.

Com informações de MTur
Em 11 de Janeiro de 2022 às 13h29
Parque das Cachoeiras em Bonito, MS. (Divulgação)

O Ministério do Turismo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) publicaram, nesta quinta-feira (06), edital para selecionar empresa especializada para a elaboração de um manual com orientações que subsidiarão a criação, a estruturação e a promoção de Trilhas de Longo Curso no país. A iniciativa tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento desses percursos e fortalecer o diferencial competitivo do Brasil no segmento de turismo de natureza.

Os interessados devem encaminhar proposta técnica e documentação financeira até às 18h00 do dia 19 de janeiro, por meio da plataforma de licitação da Unesco. 

A ação faz parte do Projeto de Cooperação Internacional, firmado entre o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e a UNESCO para a promoção do turismo nos sítios do patrimônio cultural e natural, da economia criativa e de outras políticas vinculadas ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reforça a importância de diversificar a oferta turística de natureza, principalmente no cenário pós-pandemia. “O turismo de natureza é a tendência deste novo momento e não há país que ofereça mais produtos neste segmento do que o Brasil. Precisamos estruturar as trilhas de longo curso e oferecer atrativos que tragam cada vez mais turistas nacionais e internacionais aos nossos destinos”.

Segundo a diretora de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo, Nicole Facuri, as trilhas de longo curso vão ao encontro da demanda do novo perfil de turistas. “Este projeto visa potencializar a criação e a oferta de produtos turísticos direcionados para demandas específicas, visando oferecer diferentes experiências para os visitantes, sobretudo aquelas relacionadas com as novas tendências que se revelaram face às transformações no comportamento dos viajantes a partir da pandemia”, ressalta.

Com o edital, o MTur busca consolidar as políticas públicas de desenvolvimento do turismo em áreas naturais e reforçar a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas, instituída por meio da Portaria MMA/MTur/ICMBio nº 407, de 19 de outubro de 2018.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
Em 21 de Janeiro de às 08h58
É um reconhecimento dos esforços de todo o setor para promover passeios e viagens inesquecíveis, disse o Ministro do Turismo.
Em 20 de Janeiro de às 15h30
Os visitantes deverão ficar isolados em um hotel enquanto esperam o resultado do teste e terão de baixar um aplicativo de rastreamento para garantir que cumprirão as regras.
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.