Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Novembro de 2021
Turismo

MTur consolida normas para atuação de guias de turismo

A medida beneficia os profissionais que atuam no setor e exercem a função de acompanhar, orientar e transmitir informações sobre destinos e atrativos.

Informações Mtur
Em 20 de Novembro de 2021 às 10h05
Passeio em Bonito (MS) são realizados em pequenos grupos acompanhados por um guia de turismo. Foto: Divulgação/ Grupo Rio da Prata.

O Ministério do Turismo (Mtur) ditou, na última semana, portaria que consolida normas da atividade de guia de turismo. Agora, é possível encontrar em um só lugar normativos e regras relacionados ao exercício regular da profissão. 

A medida beneficia os mais de 26,6 mil profissionais que atuam no setor e exercem a função de acompanhar, orientar e transmitir informações sobre destinos e atrativos que enriquecem a experiência dos turistas em todo o Brasil.

A profissão de guia de turismo foi regularizada no Brasil em 1993. Para exercê-la, é obrigatório o registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

São quatro categorias: regional, de excursão nacional, de excursão internacional e especializado em atrativo turísticos. 

Para se tornar um guia de turismo, é necessário realizar um curso técnico de formação profissional, além do cadastro junto ao Ministério do Turismo.

Para saber mais sobre a formação, cadastro, funções e outros normativos relacionados à profissão, acesse a íntegra da portaria AQUI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.