Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Turismo

Mato Grosso do Sul alcançou o 6º lugar de moradores que mais viajaram em 2019

A pesquisa foi realizada nos meses de julho, agosto e setembro do ano passado e aponta que dos 932 mil domicílios registrados no Estado, 233 mil têm algum morador que viajou nos três meses anteriores ao questionário.

Com informações de IBGE - Ketlen da Silva
Em 12 de Agosto de 2020 às 16h00
(Divulgação/MTur)

Divulgado nesta quarta-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o suplemento de Turismo da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínuas indica que apenas 29,9% dos sul-matogrossenses realizaram alguma viagem entre abril e setembro do ano passado. Os 60% que não viajaram disseram que a falta de dinheiro impediu os planos.

Pelo levantamento, Mato Grosso do Sul está no 6º lugar dentre os Estados brasileiros de onde os moradores mais viajam. A pesquisa foi realizada nos meses de julho, agosto e setembro do ano passado e aponta que dos 932 mil domicílios registrados no Estado, 233 mil têm algum morador que viajou nos três meses anteriores ao questionário.

Já em relação ao principais motivos para não sair da cidade, 43,2% das pessoas disseram ser a falta de dinheiro, 24,7% indicou não ter tempo e 13,8% responderam não ter havido necessidade.

Entre viagens nacionais e internacionais, 98,5% das pessoas entrevistadas responderam que ficaram em território nacional e apenas 5 mil conseguiram realizar uma viagem internacional. Sobre a finalidade, 270 mil informaram ter viajado por motivos pessoais, enquanto 42 mil indicaram a necessidade profissional.

Mato Grosso do Sul tem o maior porcentual de viagens com intuito de visitar parentes e amigos. Foram 130 mil registros (48,4%) indicando a visita como principal motivo para viajar, seguido por Rondônia com 43,2%.

Na lista de motivos, também há tratamento de saúde e bem-estar, lazer, compras pessoais, evento familiar ou de amigos e, por fim, religião ou peregrinação.

De acordo com a pesquisa, Mato Grosso do Sul está abaixo da média nacional em relação às viagens por lazer. A porcentagem do Brasil chega a 31,5%, enquanto o estado registra 16,7%.

Especificamente sobre quem viajou por lazer, 45 mil respostas (36,1%) indicaram a busca por cultura, terceiro maior percentual do país. Logo depois vem a busca de natureza, ecoturismo ou aventura (32,5%), procura por sol e praia (18,5%) e outros motivos (13%).

Das 311 mil viagens realizadas durante o período indicado pela pesquisa, 60,7% utilizaram carro particular ou da empresa. No segundo lugar, vem ônibus de linha (13%) e em terceiro, o avião (8,5%).

Já em relação ao local de hospedagem, 56,1% indicaram que ficaram em casa de amigo ou parente e os que se hospedam em hotéis ou flats, 16,1%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.