Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Turismo

Lagoa Misteriosa profundidade; mergulhador atinge a marca de 220 metros

Em junho de 1998, Gilberto Menezes atingiu um cone de abatimento a 220 m de profundidade. Neste mergulho mais profundo, foram utilizadas 8 misturas respiratórias diferentes, com uma duração total de 8 horas de atividade.

Carla Layane
Em 04 de Agosto de 2022 às 16h47
(Grupo Rio da Prata)

A Lagoa Misteriosa é um dos passeios mais fascinantes do Mato Grosso do Sul. Localizado em Jardim (MS), cidade vizinha a Bonito, o atrativo surpreende os visitantes pelo azul cristalino de suas águas e também pela sua profundidade desconhecida.

Com 11 anos, recém completados no dia 29 de julho de 2022, a profundidade máxima atingida na Lagoa Misteriosa foram 220 metros, feito realizado pelo mergulhador Gilberto Menezes em 1998.

O relato desta experiência foi contado no livro Cavernas do Brasil lançado em 2001, com autoria de Augusto Auler, Ezio Rubbioli e Roberto Brandi.

“O próprio nome do local, Lagoa Misteriosa, chama a atenção das pessoas e fascina todos aqueles atraídos pelo desconhecido. O que haveria de misterioso na lagoa? Chegando-se até o local, encontramos uma dolina e no fundo um bonito lago que mede aproximadamente 60 metros por 25 m e meio a uma densa vegetação. Na primeira vez que estivemos no local, ficamos sabendo que ninguém conhecia o que havia no fundo da lagoa e nem tampouco a profundidade desta. O proprietário das terras relata estranhos sons que emanariam do fundo do lago”.

“Em junho de 1998, Gilberto Menezes atingiu um cone de abatimento a – 220 m de profundidade. Neste mergulho mais profundo foram utilizadas 8 misturas respiratórias diferentes, com uma duração total de 8 horas de mergulho”.

“A caverna é muito profunda, o que dificulta a exploração devido ao curto espaço de tempo de que o mergulhador dispõe em profundidade. Existe muito o que olhar e inspecionar abaixo dos 120 m de profundidade. O sistema é muito maior no fundo do que na superfície…”

Incrível não?! Clique aqui e saiba mais sobre o mergulho de Gilberto de Menezes na Lagoa Misteriosa!

TURISMO

Em 2011 a Lagoa Misteriosa deu início às atividades turísticas e, desde então, oferece os passeios de flutuação e também o mergulho com cilindro nas modalidades:

  • Batismo: indicado para quem nunca mergulhou ou que não possui certificação de mergulho;
  • Autônomo Básico: para quem tem a certificação Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 18 metros;
  • Autônomo Avançado: para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 25 metros

Porém para visitar o atrativo deve-se ficar atento a data do ano. A temporada da Lagoa Misteriosa acontece entre meados do mês de abril e segue até meados de setembro, período em que suas águas estão cristalinas e a visibilidade ideal para fazer os passeios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.