Bonito, Mato Grosso do Sul - 7 de Agosto de 2022
Turismo

Lagoa Misteriosa profundidade; mergulhador atinge a marca de 220 metros

Em junho de 1998, Gilberto Menezes atingiu um cone de abatimento a 220 m de profundidade. Neste mergulho mais profundo, foram utilizadas 8 misturas respiratórias diferentes, com uma duração total de 8 horas de atividade.

Carla Layane
Em 04 de Agosto de 2022 às 16h47
(Grupo Rio da Prata)

A Lagoa Misteriosa é um dos passeios mais fascinantes do Mato Grosso do Sul. Localizado em Jardim (MS), cidade vizinha a Bonito, o atrativo surpreende os visitantes pelo azul cristalino de suas águas e também pela sua profundidade desconhecida.

Com 11 anos, recém completados no dia 29 de julho de 2022, a profundidade máxima atingida na Lagoa Misteriosa foram 220 metros, feito realizado pelo mergulhador Gilberto Menezes em 1998.

O relato desta experiência foi contado no livro Cavernas do Brasil lançado em 2001, com autoria de Augusto Auler, Ezio Rubbioli e Roberto Brandi.

“O próprio nome do local, Lagoa Misteriosa, chama a atenção das pessoas e fascina todos aqueles atraídos pelo desconhecido. O que haveria de misterioso na lagoa? Chegando-se até o local, encontramos uma dolina e no fundo um bonito lago que mede aproximadamente 60 metros por 25 m e meio a uma densa vegetação. Na primeira vez que estivemos no local, ficamos sabendo que ninguém conhecia o que havia no fundo da lagoa e nem tampouco a profundidade desta. O proprietário das terras relata estranhos sons que emanariam do fundo do lago”.

“Em junho de 1998, Gilberto Menezes atingiu um cone de abatimento a – 220 m de profundidade. Neste mergulho mais profundo foram utilizadas 8 misturas respiratórias diferentes, com uma duração total de 8 horas de mergulho”.

“A caverna é muito profunda, o que dificulta a exploração devido ao curto espaço de tempo de que o mergulhador dispõe em profundidade. Existe muito o que olhar e inspecionar abaixo dos 120 m de profundidade. O sistema é muito maior no fundo do que na superfície…”

Incrível não?! Clique aqui e saiba mais sobre o mergulho de Gilberto de Menezes na Lagoa Misteriosa!

TURISMO

Em 2011 a Lagoa Misteriosa deu início às atividades turísticas e, desde então, oferece os passeios de flutuação e também o mergulho com cilindro nas modalidades:

  • Batismo: indicado para quem nunca mergulhou ou que não possui certificação de mergulho;
  • Autônomo Básico: para quem tem a certificação Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 18 metros;
  • Autônomo Avançado: para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 25 metros

Porém para visitar o atrativo deve-se ficar atento a data do ano. A temporada da Lagoa Misteriosa acontece entre meados do mês de abril e segue até meados de setembro, período em que suas águas estão cristalinas e a visibilidade ideal para fazer os passeios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
Em 03 de Agosto de às 15h56
Em 2021, o tempo de pernoite em destinos nacionais foi de sete dias.
Em 02 de Agosto de às 14h24
Destino com 7 mil habitantes, a ilha de Páscoa recebia, antes da pandemia, cerca de 160 mil turistas por ano, que chegavam em dois voos diários.
Em 28 de Julho de às 16h46
Algumas atrações turísticas também têm limite pré-estabelecido de turistas, como o Coliseu, em Roma.
Em 21 de Julho de às 16h58
Várias taxas de câmbio para diferentes tipos de operações coexistem na Argentina.
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.