Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Turismo

Jalapão cogita reabrir ao turismo a partir de outubro

Atração está fechada desde março por conta da pandemia.

Com informações de Catraca Livre
Em 11 de Setembro de 2020 às 15h41
As dunas do Jalapão são os locais preferidos dos turistas. (Divulgação/Secretaria de Turismo de Tocantins)

As prefeituras de Mateiros e Ponte Alta do Tocantins, portas de entrada para o Jalapão, estudam reabrir os municípios para atividades turísticas.

O Parque Estadual do Jalapão, principal ponto turístico do Tocantins, está fechado desde março por um decreto do governo local por conta da pandemia do novo coronavírus.

Em julho, o governo do Tocantins chegou a apresentar um plano para a reabertura do parque, mas foi obrigado a recuar após as prefeituras decidirem não revogar os decretos restringindo as atividades nos municípios. O motivo foi, que na avaliação dos prefeitos, a pandemia estava evoluindo rápido demais na região.

Os decretos municipais vão permitir que hotéis, pousadas, acampamentos e os donos de atrações particulares retomem as atividades. Já a abertura de atrações como as Dunas e a Cachoeira da Velha dependem do governo estadual, porque são administradas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

A reabertura, no entanto, depende das condições do avanço da pandemia no estado. Uma das regras é que o Sistema de Saúde Estadual esteja em estabilidade e com pelo menos 25% de disponibilidade de leitos de UTI para casos de Covid-19.

Medidas para reabertura

A reabertura será com as medidas de distanciamento em vigor. Ficou decidido que os municípios vão ficar responsáveis pelo treinamento das equipes de saúde que vão atuar na linha de frente.

O governo estadual deve realizar manutenção nas rodovias estaduais, fornecer suporte aéreo em caso de encaminhamento médico emergencial, além de enviar servidores, veículos e equipamentos para a região.

O Jalapão não tem estradas pavimentadas ligando o parque até cidades com suporte médico de alta complexidade, por isso a necessidade do transporte aéreo.

Os estabelecimentos da rede privada que forem aderir à reabertura deverão fazer o treinamento dos funcionários e a haverá vistoria prévia antes da liberação para o funcionamento.

Atualmente, Mateiros tem apenas um caso confirmado da doença e é a cidade menos afetada pela pandemia em todo o Tocantins. Ponte Alta registra 43 casos de coronavírus e uma morte.

Atrações

Uma das atrações da região é o Safari Camp Korubo. Localizado em uma área selvagem e preservada no coração do Jalapão. O empreendimento oferece uma viagem única e inusitada proporcionando uma autêntica experiência junto à natureza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.