Bonito, Mato Grosso do Sul - 18 de Abril de 2024
Turismo

Imasul autoriza reabertura à visitação da Gruta do Lago Azul em março

Portaria estadual autoriza uso de trilha, mais um passo para regulamentação total e reabertura do passeio turístico em Bonito.

Com informações de Campo Grande News
Em 19 de Fevereiro de 2021 às 12h31
(Divulgação)

Em portaria publicada nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial do Estado foi autorizada o uso da trilha de acesso à Gruta do Lago Azul, em Bonito. O aval estadual faz parte da regulamentação da exploração comercial do atrativo turístico, o único ainda fechado no município e que pode ser reaberto à visitação a partir de março.

A portaria publicada hoje tem prazo de validade de seis meses e restringe-se apenas à trilha de acesso à Gruta do Lago Azul e à estrutura de sanitários instalados em  imóvel do governo estadual.

A formalização desse acordo com a prefeitura de Bonito pode ocorrer em um prazo de até 30 dias, sob as seguintes condições: cobrança de taxa de visitação e repasse dos valores para o Estado, conforme regras a serem estabelecidas e que as normas serão estabelecidas pelo órgão gestor e no plano de manejo.

A autorização é precária, podendo ser rescindida após comunicação prévia ao Município com 30 dias de antecedência.

A portaria foi assinada pelo presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) André Borges Barros de Araújo.

A secretária Municipal de Turismo, Juliane Ferreira Salvadori, explica que essa é mais uma etapa da exploração comercial da gruta. “Estamos trabalhando para fazer a reabertura nos próximos dias”, disse. A previsão é que o passeio possa ser reaberto em março, mas não há data oficial.

Juliane disse que existe grande expectativa por parte dos empresários e guias de turismo, afetados por conta das restrições impostas pela pandemia. “A gruta é nosso cartão postal”.

Regulamentação

No dia 20 de janeiro, a portaria do Ministério da Economia havia autorizado a Prefeitura de Bonito a explorar a área pelo prazo de 20 anos, acordo que representa a oficialização da cessão onerosa do local, considerado patrimônio cultural e ambiental brasileiro.

A exploração era feita, mas foi suspensa a partir de 23 de março por conta da pandemia da Covid-19, sendo o único passeio que permaneceu fechado, justamente por conta da regulamentação que estava sendo feito, em tratativas com os governos federal e estadual.

Pela portaria federal, foi estabelecido valor mínimo de retribuição anual de R$ 33.995,88 a ser pago pela Prefeitura de Bonito, pelo uso privativo e exploração econômica.

Também está previsto o repasse de 20% do valor arrecadado por mês com a venda de ingressos pela visitação do Monumento da Gruta do Lago Azul. O percentual de retribuição será revisado a cada 5 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.