Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Turismo

Guia de turismo faz flagrante inédito de onça-pintada em arbusto no Pantanal; veja as fotos

Imagens foram feitas na Fazenda San Francisco, em Miranda (MS).

Carla Layane
Em 27 de Julho de 2021 às 08h30
Foto: Edir Alves

O guia de turismo Edir Alves , que atua na Fazenda San Francisco , em Miranda (MS), registrou na última semana imagens incríveis de uma onça-pintada em um arbusto. O avistamento aconteceu durante um safári realizado no atrativo. 

Ao se aproximar do ponto conhecido como "Mirante", ponto no qual é possível visualizar toda a trilha do alto da torre se observação, Edir parou e desceu do veículo com o intuito de encontrar o animal. 

"Neste dia eu subi no Mirante e logo notei que havia uma onça-pintada, quase no final da trilha, desci e comentei com os visitantes. Todos toparam descer e tentar um avistamento melhor da tão procurada onça pintada".

Com segurança, o guia de turismo e os visitantes caminharam pela trilha para se aproximar do local onde a onça fora avistada. Porém, sem sucesso. Nada foi visto.

Edir não desistiu. O grupo ficou parado no local por alguns instantes, na expectativa de que o animal pudesse retornar. Após a espera, eis a recompensa.

" De repente avistei um movimento estranho subindo em um arbusto, cerca de 500 metros de distância. A princípio, tive dificuldades para perceber que se tratava de uma onça, mas era a própria. Tive a sensação de que o animal estava brincando e ao mesmo tempo tentando caçar um jacaré, já que no local onde ela estava há muitos exemplares" , disse o guia. 

Esta não foi a onça que Edir avistou no fim da trilha, mas sim uma espécie jovem.

"Não era a mesma onça que quase avistamos no primeiro momento, pelo comportamento percebemos que se tratava de um bicho jovem e que ainda esta depende do da mamãe. Sei que onças conseguem escalar árvores, mas sei que elas não fazem isso com muita frequência".

Edir, asism como todos os vistantes ficaram encantados com a cena. "Foi um avistamento inédito para mim em meus 15 anos de trabalho no Pantanal ", concluiu o guia de turismo.

Sobre a Fazenda San Francisco

A Fazenda San Francisco, associada ao Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB),  localiza-se no Pantanal do Rio Miranda (MS) é considerada por especialistas um excelente local para a observação da vida silvestre, sobretudo para felinos e aves, com seis das oito espécies de felinos brasileiros registradas oficialmente. O motivo desta diversidade de animais é a abundância de recursos alimentares em diferentes ambientes como os campos abertos, vazantes, cerrados, corixos, rios e campos de arroz irrigado. Além disso, o atrativo apóia Projetos de Pesquisa Científica como Gadonça, Jaguatirica, Papagaio-verdadeiro, Herpetofauna e Arara-azul. A fazenda possui três atividades econômicas, sendo a pecuária, agricultura de arroz irrigado e o turismo.

Para mais informações, acesse: https://fazendasanfrancisco.tur.br/

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.