Bonito, Mato Grosso do Sul - 20 de Abril de 2024
Turismo

Governo Federal lança edital para estudos de privatização da Serra da Bodoquena

O objetivo das concessões é promover o turismo e o patrimônio cultural e natural no Brasil.

Com informações de Campo Grande News
Em 24 de Fevereiro de 2021 às 16h19
Rio Perdido visto de cima, em Bodoquena. (Divulgação)

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou na segunda-feira (22), os primeiros editais para a realização de estudos técnicos para viabilizar futuras privatizações de oito parques nacionais, entre eles, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o edital, as propostas qualificadas terão 120 dias para apresentar resultados contendo estudos com concepção de modelagem técnica e operacional, engenharia, arquitetura, além de viabilidade econômico-financeira para as concessões dos parques.

Além do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, as demais unidades de conservação contempladas nos estudos são o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque de Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional de Ubajara (CE), Parque Nacional de Brasília (DF) e Floresta Nacional de Brasília (DF).

Os projetos farão parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), criado pela Presidência da República para fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria e de outras medidas de desestatização. Os empreendimentos qualificados no PPI são tratados como prioridade nacional, devendo os órgãos e entidades envolvidos atuarem para que os processos e atos necessários à estruturação, liberação e execução do projeto ocorram de forma eficiente e econômica.

Além do Ministério do Meio Ambiente, a ação envolve o Ministério do Turismo, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Ecoturismo  

Um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso do Sul, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena tem 77.021,58 hectares e foi criado em 2000 com o objetivo de proteger o Cerrado. A área de preservação é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e possui território em Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho.

O que diferencia o Parque da Serra da Bodoquena de outras formações geográficas e ecossistemas, são as inúmeras cavernas, rios subterrâneos e dolinas. O calcário, rocha sedimentar que apresenta minerais solúveis, principalmente a calcita que deixa as águas cristalinas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.