Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Abril de 2024
Turismo

Fundtur publica edital para desenvolvimento de plataforma de inteligência turística

A plataforma permitirá monitorar toda a complexidade da atividade turística sul-mato-grossense, a partir da análise de dados e comportamento online dos usuários, durante todo o processo da viagem.

Com informações de Fundtur
Em 21 de Janeiro de 2022 às 15h14
Balneário Municipal de Bonito (Divulgação)

Foi publicado nesta quinta-feira (20) edital de chamamento público voltado para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do estado, com o objetivo de selecionar proposta para o desenvolvimento e implementação de uma plataforma de inteligência turística com base em “Big Data” (grande volume de dados coletados de forma on-line).

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS), Bruno Wendling, a plataforma mostrará dados importantes para o monitoramento da atividade turística. “É uma ferramenta fundamental, pois vai nos dar condições de tomar melhores decisões e até prever alguns cenários futuros. O conjunto de dados e informações por meio de um sistema de inteligência turística vai nos permitir traçar estratégias ainda mais assertivas de promoção, de apoio à comercialização e de ações voltadas para o mercado. Com certeza vai instrumentalizar muito mais o Observatório do Turismo”, finaliza.

A plataforma permitirá monitorar toda a complexidade da atividade turística sul-mato-grossense, a partir da análise de dados e comportamento online dos usuários, durante todo o processo da viagem (seleção do destino e compra, realização da viagem e pós viagem) e compartilhamento, a partir de informações de perfil e comportamento do turista, movimentação aérea, hotelaria, gastos e rastros digitais.

Observatur/MS com Big Data

O Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul (Observatur/MS), implementado em 2017 pela Fundtur/MS, se configura uma importante ferramenta de gestão para o turismo sul-mato-grossense. No entanto, a inovação aumenta a competitividade e, na fase de elaboração de estratégias e definição de prioridades, as informações atualizadas auxiliam na tomada de decisões.

“A implementação da plataforma será um passo muito importante para o ObservaturMS ao realizar as entregas com base em Big Data e será um complemento ao que já vem sendo executado. Porém não olharemos apenas os dados passados, mas passaremos a ver cenários futuros incentivando sobremaneira novos negócios e investimentos no setor”, explica a Dra. Danielle Cardoso de Moura, gerente do ObservaturMS.

Entrega das propostas

As propostas deverão ser entregues em envelope lacrado na sede da Fundação de Turismo de MS e o prazo limite é dia 21 de fevereiro, às 17h00. Informações sobre documentação, forma e local de apresentação da proposta, processo de seleção, cronograma, entre outras, estão disponíveis no site .

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