Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Turismo

Fundtur MS lança plano estratégico para a retomada do turismo

Para a Organização Mundial do Turismo, os segmentos turísticos que estarão em alta pós-pandemia serão o turismo rural, turismo de natureza, bem-estar, ecoturismo, turismo de aventura e o turismo gastronômico.

Com informações de FundTur
Em 26 de Junho de 2020 às 16h20
(Divulgação)

Durante reunião do Conselho Estadual do Turismo (CET), realizada por videoconferência na tarde desta quinta-feira (25), a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS) lançou oficialmente o plano estratégico de retomada das atividades turísticas no estado. Além da apresentação do plano, foram apresentadas as ações adotadas por cada entidade durante a pandemia de coronavírus que tem afetado o mundo.

Segundo Bruno Wendling, o planejamento é também uma prestação de contas do que vem sendo feito pela Fundtur durante os últimos meses de paralisação de atividades e distanciamento social, que visam evitar a propagação do coronavírus. “Este é um plano de estratégias para quando a reabertura do turismo for segura para todos. Estamos trabalhando em vários eixos como os protocolos de segurança, governança, pesquisa e promoção para que todos os destinos do MS tenham uma estratégia conjunta, por mais que cada um faça a retomada em tempos diferentes. O objetivo é termos um norte para trabalharmos a retomada do turismo de Mato Grosso do Sul quando ela acontecer, com destinos turísticos alicerçados em ações estratégicas para que as intervenções sejam eficazes e eficientes”, enfatiza.

De acordo com os estudos de impacto econômico do World Travel & Tourism Council (WTTC, 2020), viagens e turismo estão entre os setores mais afetados com a pandemia, com aviões no solo, hotéis fechados e restrições de viagens implementadas em praticamente todos os países do mundo. A cadeia produtiva do turismo é extensa e composta de atividades essenciais para sua operação, como hotelaria, restaurantes, agentes operadores, empresas de transporte, aluguel de veículos, dentre outras. Nesse sentido, o desenvolvimento de medidas de suporte à manutenção e retomada das atividades faz parte do pacote de reestruturação do turismo.

“Além do planejamento, temos feito um trabalho contínuo de articulação política e institucional junto ao Governo Federal via Fundtur, Fornatur e em conjunto com o Governo Estadual, Conselho Estadual de Turismo e entidades parceiras, para dar suporte ao trade que vem passando por dificuldades durante esse período. Estamos trabalhando com linhas estratégicas com vistas na retomada das atividades turísticas e na recuperação do setor, pautadas nas premissas de segurança, protocolo e monitoramento”, ressalta Wendling.

Para a Organização Mundial do Turismo (OMT), os segmentos turísticos que estarão em alta pós-pandemia serão o turismo rural, turismo de natureza, bem-estar, ecoturismo, turismo de aventura e o turismo gastronômico. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.