Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Turismo

Fundação Boticário financia projeto de ecoturismo em até R$2 milhões

A segunda etapa da “teia de soluções” terá as melhores soluções desenvolvidas com acompanhamento online de consultores voluntários e especialistas da Fundação Grupo Boticário.

Com informações de BrasilTuris
Em 10 de Agosto de 2020 às 16h52
Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito/MS. (Grupo Rio da Prata)

Em julho, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza anunciou o financiamento de até R$ 2 milhões de reais para as melhores soluções que envolvam o desenvolvimento do turismo em meio à natureza. As inscrições estão abertas no site até 16 de agosto.

A ação é parte da “teia de soluções”, um processo de cocriação lançado neste ano que visa auxiliar o desenvolvimento do ecoturismo no Brasil. A verba será viabilizada ao final das quatro etapas do desafio.

“Ficamos muito satisfeitos com o envolvimento da sociedade até este momento. Agora, queremos incentivar a cocriação de soluções para desenvolvermos no Brasil uma modalidade de turismo que traga impactos positivos e duradouros para a conservação da natureza, promovendo também benefícios socioeconômicos. O setor do turismo é um dos mais afetados pela pandemia que vivemos e a visitação de áreas naturais tende a ser uma das atividades turísticas mais demandadas. Uma área com muitas oportunidades e que precisa de incentivo e de ideias inovadoras, escalonáveis e financeiramente sustentáveis”, explica Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.

Desafios

O primeiro desafio identificado pela “teia de soluções” é a necessidade de fomentar iniciativas de turismo de natureza que tenham a observação de espécies de plantas e animais e seus hábitats como principal atrativo para o visitante.

A segunda demanda identificada relaciona-se com o desenvolvimento de novos modelos de negócio que tenham em seu plano de ação o turismo responsável e com impacto positivo para a natureza.

O terceiro desafio busca soluções que melhorem e enriqueçam a experiência do ecoturista. Estão relacionados à gestão, infraestrutura e promoção do turismo responsável, tendo como foco a democratização do turismo em áreas naturais.

O quarto desafio é a comunicação e engajamento, que promovam no turista uma cultura de cuidado e boas práticas com o meio ambiente. Podem participar qualquer pessoa apresentando ao menos uma solução para um dos desafios propostos.

O conteúdo inscrito pode uma ideia nova ou projeto em andamento. É necessário justificar com dados, identificar a estimativa de custo, escala de impacto e possibilidade de replicação em outras regiões do Brasil.

“A cadeia do turismo engloba múltiplos fatores, da expectativa do turista e da estrutura oferecida nos destinos até os atrativos em si e os serviços oferecidos pelas operadoras. Assim, as soluções para o turismo de natureza dependem do envolvimento de vários atores dessa cadeia. Uma forma mais sustentável de interagir com a natureza só pode ser construída com a participação de todos”, diz.

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