Bonito, Mato Grosso do Sul - 24 de Fevereiro de 2020
Turismo

Embratur anuncia mudança na divulgação do Brasil: "agora o foco é na natureza"

Diretor-presidente quer incentivar o ecoturismo e acredita que a isenção de visto para o país deve fortalecer o turismo.

Com informações de Portal Brasileiro do Turismo - Ketlen da Silva
Em 31 de Janeiro de 2020 às 08h46
Cachoeiras da Estância Mimosa Ecoturismo em Bonito (Tiago Caramuru)

Na última segunda-feira (27), o diretor-presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, se reuniu com o cônsul-geral do Brasil em Nova York, o embaixador Enio Cordeiro, para tratar sobre o aumento do fluxo de norte-americanos no Brasil, especialmente pela isenção de vistos, medida tomada pelo governo brasileiro no ano passado.

O diretor-presidente da Embratur concordou e anunciou uma mudança entre as metas para 2020. “A abertura de escritórios para ajudar na divulgação do Brasil no exterior. Um deles será nos Estados Unidos, onde há grande fluxo de turistas. Além disso, estamos mudando a forma de divulgação e promoção dos nossos destinos e atrativos turísticos”, comentou Gilson Machado. “Antes, o enfoque era no turismo de caipirinha, tanga e favela. Agora é voltado à natureza e ao ecoturismo”, completou.

Para o cônsul-geral, a isenção deverá fortalecer o turismo no Brasil. No entanto, ele acredita que esta não pode ser a única medida apresentada no país norte-americano, o segundo maior emissor de turistas ao Brasil.

“Acredito que foi uma grande decisão a medida adotada pelo presidente Jair Bolsonaro, pois gera um fluxo maior de visitantes norte-americanos para o nosso país. No entanto, somente a liberação do visto para os americanos pode não gerar efeitos para o aumento do número de turistas no Brasil. A Argentina, por exemplo, não exige visto de americanos há 20 anos e isso não fez aumentar. Devemos mudar a imagem do Brasil, tanto na parte de violência quanto na parte de conservação ambiental”, alertou.

Melhor Destino de Ecoturismo

Bonito foi eleito pela 16ª vez como o "Melhor Destino de Ecoturismo" na edição de 2019/2020 em premiação realizada pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril.

Segundo a revista, em sua 18ª edição, o prêmio se mantém como o mais relevante do turismo brasileiro pela escolha ser feita pelo público. E nenhum outro prêmio nacional abrange tantas categorias, 24 ao todo, que vão de companhias aéreas até hostels. O questionário, divulgado nas redes sociais da revista e em vários sites do Grupo Abril, teve 2621 respostas de norte a sul do país. A coleta foi feita entre 01 de outubro e 09 de dezembro de 2019.

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