Bonito, Mato Grosso do Sul - 27 de Maio de 2024
Turismo

Corumbá é a quinta cidade a receber apoio do MTur em infraestrutura náutica

Os técnicos visitaram o local onde será realizada a construção de uma rampa náutica: a Prainha do Porto Geral.

Com informações de MTur
Em 06 de Setembro de 2022 às 16h31
(Clóvis Neto)

A cidade de Corumbá recebeu no dia 31 de agosto representantes do Ministério do Turismo e do Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina. A visita dos técnicos teve como objetivo iniciar o desenvolvimento de projeto de infraestrutura de apoio náutico no município sul-mato-grossense. Além de Corumbá, outras quatro localidades já receberam visitas técnicas da Pasta: Fernando de Noronha (PE), Natal (RN), Alter do Chão (PA) e Peruíbe (SP).

Durante o dia, os técnicos visitaram o local onde será realizada a construção de uma rampa náutica: a Prainha do Porto Geral. O futuro equipamento facilitará a circulação de pequenas embarcações, moradores e turistas que visitam a cidade de Corumbá. Além deste mapeamento, a passagem da equipe pelo município contou com uma reunião com representantes das secretarias municipais para delimitar os próximos passos, bem como o levantamento de documentação necessária para dar andamento à iniciativa.

De acordo com a prefeitura local, por mês, cerca de mil embarcações chegam à Prainha do Porto Geral, seja para o lazer, esporte, pesca, turismo e os ribeirinhos. A expectativa é de que o novo espaço forneça aos usuários comodidade, segurança e infraestrutura adequada para melhor atender aos que frequentam o local. Além disso, a futura rampa se tornará referência para toda a região.

Porta de entrada do Pantanal brasileiro, Corumbá (MS) oferece aos turistas um pôr do sol inesquecível no Rio Paraguai. A bordo de um barco ou numa chalana, você poderá chegar aonde poucos chegam, e sentir o que poucos sentem navegando no remanso deste que é um dos principais atrativos da cidade. Além desse passeio náutico, os turistas podem aproveitar as pousadas pantaneiras, visitar o Mirante do Cristo Rei e o Museu de História do Pantanal.

Turismo Naútico  

A atividade é caracterizada pelo contato com a água, seja salgada ou doce, e está ligada à navegação, à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água. Outra característica importante é que, diferente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas oferecem lazer e entretenimento, em vez de apenas deslocamento.

Com cerca de 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de desenvolvimento do turismo náutico no mundo.

Para se ter uma ideia deste potencial, a última temporada de cruzeiros marítimos no país contou com oito navios no litoral brasileiro, um a mais do que na temporada anterior. Os impactos na economia e na geração de empregos beneficiaram destinos turísticos e empresas de atividades características do setor e de outros ramos, movimentando cerca de R$ 2,2 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.