Na expectativa da vacinação e redução dos índices de infecções da Covid-19, uma campanha será lançada em Mato Grosso do Sul para fomentar o turismo interno. Serão R$ 500 mil em divulgação que começa após o Carnaval.
O extrato do convênio com o Ministério do Turismo foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União, assinado pela FundTur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul). No total, o projeto envolve verba de R$ 501.928,70, sendo que R$ 500 mil são do Governo Federal e, o restante, contrapartida do Estado.
O diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, explica que a verba faz parte de acordo firmado a partir de solicitação do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo).
O pedido, segundo Wendling, era repasse de verba descentralizada para que os Estados organizassem campanhas promocionais para retomada do turismo em 2021. São R$ 13,5 milhões para ações em todo o País.
No caso de MS, o projeto já está pronto e será lançado no fim de fevereiro ou início de março, depois das datas oficiais do Carnaval. “A ideia é lançar no 1º trimestre do ano, e até lá esperamos que já tenha vacina, que os índices [infecção] tenham caído”, disse Wendling.
O projeto envolve campanha promocional em várias mídias para ampliar o turismo interno, incentivando o sul-mato-grossense a visitar o Estado. É continuidade do que vem sendo feito há dois anos, em que o slogan de 2020 era “Visite MS, você no seu melhor Estado”.
Uma pesquisa do Observatório de Turismo, realizada em MS, indica que 38% da população adiou data da viagem e outros 38% adiaram. A maioria tinha como destino Bonito ou Ponta Porã.
A partir de maio, outra campanha deve ser lançada, desta vez, para atrair turistas e outros Estados e países.
O setor de turismo foi atingido pela Pandemia da covid-19, com prejuízo nacional estimado em mais de R$ 90 bilhões, conforme dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).