Bonito, Mato Grosso do Sul - 21 de Novembro de 2025
Turismo

Com reabertura do turismo, toque de recolher é alterado em Bonito

O horário do toque de recolher no município passa a ser de 20h00 para as 23h00 e seguindo até as 05h00. A decisão foi tomada após conversa detalhada com cada setor.

Ketlen da Silva
Em 17 de Junho de 2020 às 12h48
(Divulgação/Prefeitura de Bonito)

Em novo decreto aprovado pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Bonito, o horário do toque de recolher no município passa a ser de 20h00 para as 23h00 e seguindo até as 05h00. A reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (17) após seis segmentos do turismo de Bonito (atrativos, hotéis, bares e restaurantes, transporte, agências e comércio) entregarem os Protocolos de Biossegurança para reabertura em julho.

Conforme o secretário de Turismo e presidente do Comitê, Augusto Mariano, a decisão foi tomada após conversa detalhada com cada setor, atendendo as solicitações possíveis e considerando que a entrada de turistas está liberada desde o início do mês e a partir do dia 1º de julho todos os segmentos devem retomar as atividades.

"Nós temos seis protocolos apresentados e devemos receber, até a próxima semana, o dos guias de turismo. É algo que nenhum município no país tem e reforça que realmente estamos preocupados com a segurança dos visitantes e principalmente da nossa comunidade. Então, embora alguns entendam que estamos afrouxando os cuidados e expondo o município, a situação é contrária. Nós estamos tentando dar fôlego aos nossos empresários e evitar um colapso econômico", afirma o secretário.

Edmundo Dinelli, secretário de Meio Ambiente e coordenador da Defesa Civil de Bonito, comentou sobre a eficácia das ações tomadas até agora, que justificam e amparam a reabertura. "Nós estamos fechados desde 20 de março, ou seja, enquanto os demais municípios estavam lidando com aumento no número de casos, nós permanecemos sem nenhuma confirmação até dia 07 de maio. Após isso, cada caso foi rastreado e monitorado e a situação está sob controle. Agora temos casos novos que não sabemos a origem, ou seja, os casos continuarão aparecendo, com ou sem a entrada de turistas. O que podemos e devemos fazer agora é manter todas as medidas de higiene pessoais – inclusive o uso de máscaras - evitar aglomerações e monitorar os pacientes", detalha.

O novo documento também autoriza o sistema de buffet, seguindo expressamente as recomendações do protocolo apresentado pela ABRASEL, e a utilização de 50% do espaço das calçadas para restaurantes, lanchonetes, pizzarias e pastelarias. A música ao vivo permanece proibida por entender que incita aglomeração de forma desordenada.

Segundo o presidente da ABRASEL, Alexandre Fredrich, a ação contempla todos os seguimentos e vai ser fundamental para a economia do município. "De forma geral vai ser muito positivo. Acredito que não apenas os restaurantes, mas também os hotéis, atrativos e o comércio serão beneficiados e ficarão satisfeitos, por hora", reforça.

O Centro de Múltiplo Uso (CMU) foi autorizado a reabrir desde que respeite o limite de 30% a menos que sua capacidade, o distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas e não haja prática de esportes com contato físico direto.

O decreto entra em vigor a partir da publicação e tem validade até 30 de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.