Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Turismo

Cataratas do Iguaçu batem marca histórica de visitantes em 2019

O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, registrou a maior visitação de seus 80 anos. Um dos motivos foi a abertura de novos voos para a cidade de Foz do Iguaçu.

Com informações de G1 e Prefeitura do Paraná - Ketlen da Silva
Em 01 de Janeiro de 2020 às 11h47
Divulgação. (Prefeitura de Foz do Iguaçu)

As Cataratas do Iguaçu, consideradas uma das Sete Maravilhas da Natureza em 2012, bateram uma marca histórica de visitantes em 2019. É a maior quantidade de turistas nos 80 anos do Parque Nacional, que fica no interior do Paraná.

Metade dos turistas que estiveram nas cataratas no ano que passou é brasileira. Mas um dos maiores atrativos do planeta, vem fascinando cada vez mais estrangeiros. Pessoas de outras 173 nacionalidades completam a lista atual de visitantes.

Entre os estrangeiros, estão os que ficaram livres de visto para entrar no Brasil, como os dos Estados Unidos. O número de americanos nas Cataratas do Iguaçu cresceu 44% em relação a 2018.

O passeio no Parque Nacional do Iguaçu, apenas permite contemplar as Cataratas, o que já é surpreendente. Mas, também proporciona aventuras em meio a natureza de lá. Há algumas cachoeiras que estão escondidas e espalhadas pelos rios da cidade. Algumas delas são consideradas cachoeiras secretas e podem ser frequentadas apenas por quem conhece bem a região.

Alguns desses lugares ficam em áreas privadas e precisam de autorização para serem visitadas. Na Trilha da Onça é possível conhecer duas lindas cachoeiras. Ela recebeu este nome porque, apesar de ser uma propriedade privada, é uma área contínua da Mata Atlântica que compõe o Parque Nacional do Iguaçu. Sendo que fica há aproximadamente 800 metros do início da área do parque, que não tem demarcação física, apenas imaginária e documental. Toda biodiversidade presente no parque pode ser observada no trecho onde a Trilha da Onça foi traçada, inclusive recebendo a presença de muitos animais que por lá circulam, entre eles, as onças.

Nela, é possível encontrar a cachoeira dos Macaquinhos, perfeita para se refrescar, principalmente para quem não sabe nadar. É possível se sentar em uma das pedras e ficar ali sendo massageados pelas águas que caem de uma altura de cerca de 15 metros. Seguindo o curso do rio, chegamos à parte superior da Cachoeira da Cutia que deságua no rio Iguaçu. Ali, pode sentar e relaxar com uma das hidromassagens naturais formadas por pequenas quedas d’água.
 
Há também a Cachoeira da Cutia, que tem esse nome, porque em determinada ocasião, ali foi encontrada uma cutia machucada, que foi resgatada e levada para o Refúgio Biológico Bela Vista, uma unidade de conservação de Foz do Iguaçu.

O rio Iguaçu é o maior rio em extensão do estado do Paraná e corta todo estado. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a água dessa parte do rio Iguaçu pode ser considerada de ótima qualidade. Isso se deve a proximidade que tem das Cataratas do Iguaçu, onde as águas recebem muito oxigênio. Que privilégio poder fazer mais um passeio tendo este rio como cenário.

Na Trilha Carimã, pode-se contemplar mais duas cachoeiras, a cachoeira Carimã e cachoeira da Lontra, que estão localizadas em área pública. O percurso tem em torno de 400 metros em um trajeto que pode ser considerado fácil. Essas cachoeiras ficam no rio Tamanduá, que também deságua no rio Iguaçu.
 

Foz do Iguaçu, conta ainda, com outras cachoeiras escondidas que podem ser visitadas. É possível ficar o dia todo percorrendo as matas da região em busca de muita aventura e conhecendo seus mistérios e curiosidades.

Lembre-se de usar protetor solar, repelente, levar água e um lanchinho para trilha. Há muitos momentos propícios para fazer um bom piquenique em meio a linda natureza de Foz do Iguaçu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.