Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Turismo

Bonito reabre com sete protocolos de segurança para proteção dos turistas 

Atrativos turísticos de Bonito foram fechados ao público no dia 21 de março para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Com informações de assessoria - Ketlen da Silva
Em 02 de Julho de 2020 às 15h26
Os profissionais dos atrativos estão seguindo todas as medidas de biossegurança para atender os turistas. (Grupo Rio da Prata)

Bonito reabriu as portas de seus passeios e rede de hotelaria nesta quarta-feira (1º), após mais de 2 meses fechados. O município sobrevive quase inteiramente do turismo nacional, regional e internacional, e foi um dos locais mais estóicos no fechamento logo no começo da pandemia. O resultado é uma reabertura com sete protocolos de segurança e higiene contra o Covid-19, que nesta quinta-feira (02) já começam a ser aplicados com veemência. 

“A importância (da reabertura) é principalmente econômica, dado que a principal fonte de renda do município é o ecoturismo, assim a situação econômica realmente se agravaria muito se não ocorresse a reabertura. Principalmente no índices de desemprego local, que já aumentaram bastante”, explica a diretora de sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, Luiza Coelho. 

O Rio da Prata inclui três atrativos: Recanto Ecológico do Rio da Prata, Estância Mimosa e Lagoa Misteriosa. “Os três passeios oferecem ao turista uma experiência de contato com a natureza, com critérios de segurança, conservação ambiental e desenvolvimento sustentável da região”, afirma Luiza. “Na Estância Mimosa a atividade principal é o passeio de trilha e cachoeiras com 9 paradas para banho, diferentes espécies de animais além de uma vasta variedade de árvores. Na Lagoa Misteriosa é possível realizar o passeio de trilha e flutuação e mergulho com cilindro. A visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa é impressionante”. O passeio da Lagoa Misteriosa não está disponível a todo momento durante o ano, o que reforça o interesse dos turistas. 

Além disso, segundo a gestora do projeto MS+Bonito e diretora da H2O Ecoturismo, Kassilene Cardadeiro, o novo momento da pandemia trouxe um senso de solidariedade em Bonito. “Hoje, o turista de Mato Grosso do Sul está à frente dos outros turistas, já que para vir à Bonito ele não precisa entrar em um avião. Além disso, a baixa temporada se estenderá até dezembro de 2020, e isso inclui preços para fomentar a economia e também o turismo nesse momento tão atípico”, acredita. 

Trabalho coletivo

Os atrativos estão seguindo o protocolo de biossegurança elaborado pela Atratur e aprovado pela Prefeitura de Bonito e o Plano de Contingência, aprovado pela Prefeitura de Jardim, que estabeleceram uso de máscaras, distanciamento social, diminuição de 30% de pessoas por grupo, redução dos horários e higienização intensificada de equipamentos, além da conversão dos restaurantes em serviço a la carte. Isso também impactou no trabalho dos guias, como informa o guia de turismo Maycon Portilho. “A importância dessa reabertura é enorme, manter os empregos, contribuir para o desenvolvimento local, considerando que mais da metade da população mantém seus empregos diretamente ao turismo”, explica. 

Ele conta que a Atratur e a Prefeitura de Bonito, se baseando no protocolo de biossegurança do Ministério do Turismo, criaram um plano de atendimento que incluiu a capacitação das equipes, “com amparos legais e equipamentos específicos para garantir higienização de superfícies, equipamentos, e roupas que são utilizadas para a realização das atividades, obrigatório o uso de máscara nas áreas de convivência”, acrescenta. 

Por isso, as ações estão sendo intensificadas e as agências estão atuando na divulgação do novo momento para os clientes, para que os agendamentos sejam feitos de acordo com os protocolos, além do turista local ser o maior foco. “Estamos preparados para esse novo momento”, finaliza Maycon. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.