Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Turismo

Bodoquena começa preparação para aplicação de voucher digital no turismo

O sistema funcionará definitivamente a partir de 1º de outubro. Bonito foi pioneira na implantação do voucher único para visitas aos atrativos.

Com informações de Campo Grande News e assessoria - Ketlen da Silva
Em 01 de Setembro de 2021 às 14h39
Passeio de tirolesa sobre as águas do rio Betione. (Fernando Peres/Divulgação)

A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Bodoquena reuniu-se na última terça-feira (31) com o trade turístico do município para tratar sobre a implantação do voucher digital.

Na ocasião, foi realizada a apresentação do sistema de emissão, modo de operação para utilização do voucher e fornecimento do aplicativo para os atrativos e agências já credenciados, com o objetivo de iniciarem a operação no módulo de homologação até 29 de setembro.

O voucher funcionará definitivamente a partir de 1º de outubro.

O evento foi realizado presencialmente no Auditório Professor Gilberto Saraiva, no Centro de Convenções de Bodoquena, e também de forma remota por videoconferência, com a oportunidade de tirar dúvidas com o técnico responsável pelo sistema voucher digital, Ranio Gamita.

"O voucher digital é uma ferramenta que tem como objetivo gerenciar as atividades do turismo dentro do município. Entre os benefícios trazidos pelo sistema estão a organização do turismo local, além da sustentabilidade por substituir os vouchers de papel", explica o secretário de turismo, Hélio Ferreira.

O sistema de voucher único para realização dos passeios pelos visitantes foi implantado primeiramente por Bonito, a Capital do ecoturismo brasileiro. O voucher de Bonito é sistematizado, tendo seu controle online e, uma vez emitido, todos os setores do turismo (guias, atrativos turísticos, transporte e etc.) ficam cientes e se tornam responsáveis pelo controle de satisfação do visitante. O voucher só pode ser emitido por uma agência de turismo local e credenciada.

“O objetivo é integrar, complementar o que temos de melhorar, que são nossas belezas naturais”, afirma ele. “Bonito é um destino consolidado, mas o mercado tem espaço para todos. Queremos ser parceiros de todos os municípios que integram a Serra da Bodoquena, fortalecendo cada vez mais o turismo da região, que só tem a ganhar com bons produtos, mais empregos”, cita o prefeito de Bodoquena, Kazu Horii.

Apostando no ecoturismo, a prefeitura colocou em prática um plano de gestão do turismo focado na atração de novos empreendimentos como hotéis, pousadas e produtos, e qualificação da mão-de-obra, com o apoio do Sebrae e do Governo do Estado, desde os guias de turismo aos trabalhadores na rede hoteleira, restaurantes e outros serviços que integram a cadeia.

Banhado pelos rios Miranda, Salobra, Betione, Campina e outros mananciais, Bodoquena conta com uma estrutura turística em expansão. São 14 pousadas, campings e balneários operando com passeios de botes, trilhas, flutuação, observação de pássaros, hospedagem e sistema day-use. Na área urbana, são cinco hotéis e cinco restaurantes credenciados. A pesca esportiva é permitida apenas no Rio Miranda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.