Bonito, Mato Grosso do Sul - 23 de Novembro de 2025
Turismo

Biodiversidade de Bonito e região são destaques em exposição no Japão

O objetivo da exposição é apresentar a rica diversidade de Mato Grosso do Sul, por meio de imagens que retratam os ambientes naturais do destino de ecoturismo brasileiro.

Carla Layane
Em 17 de Dezembro de 2019 às 07h45
Fotos : Toshimasa Kawai e Hajime Oshima.

As belezas naturais de Bonito e região no Mato Grosso do Sul estão em evidência no Japão. O Aqua Totto, considerado o maior aquário de água doce do país, localizado na cidade de Kakamigahara na província de Gifu, recebe a exposição produzidas pelos autores Toshimasa Kawai e Hajime Oshima.

O objetivo da exposição é apresentar a rica diversidade de Mato Grosso do Sul, por meio de imagens que retratam os ambientes naturais do destino de ecoturismo brasileiro e que combinam formação cárstica com alta biodiversidade.

“Muitas pessoas do Japão não conhecem o Pantanal e a região. Primeiramente, nós queremos mostrar que há um lugar chamado Pantanal e Bonito. Há muitas pessoas que querem saber sobre os animais que vivem no Pantanal e em que tipo de meio ambiente eles vivem. Vamos mostrar também alguns problemas ambientais que o destino tem” , revelam os autores.

A exposição é resultado de uma expedição realizada por Toshimasa Kawai e Hajime Oshima em abril deste ano em Bonito e Jardim, que, durante 8 dias contou com a companhia do Prof. Dr. José Sabino, biólogo e pesquisador da Universidade Anhanguera-Uniderp, onde coordena o Projeto Peixes de Bonito. A expedição contou, ainda, com a participação da Drª Margaret Kalacska (Bióloga) e Dr. Pablo Arroyo-Mora (Engenheiro Florestal), ambos da McGill University (Montreal Canadá), juntamente com Leandro de Melo Sousa (Universidade Federal do Pará) e do fotógrafo Oliver Lucanus (Below Water).

" O Aqua Totto é um aquário eminentemente [JS1] focado em biodiversidade de água doce. Em relação a isso é importante entendermos que quando os japoneses se preocupam com algum tema ambiental eles não querem saber se o assunto está no quintal deles, na cidade onde vivem ou em um país de outro continente. O que importa é a informação qualificada, o entendimento de como as criaturas dos rios do mundo vivem, mostrar uma biodiversidade valiosa como é a do Pantanal e a dos rios da Bodoquena, especialmente, o rio Olho D'Água (Jardim-MS) onde concentramos a coleta de informações e produção de imagens" , diz Sabino.

Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, no qual fazem parte os atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e Estância Mimosa,  revela que exposição das belezas naturais de Bonito e região é um incentivo a mais para a valorização do Estado. “ Incrível ver esta exposição interessante das belezas naturais de Bonito no Japão. Um país que adora aquários e peixes, tudo a ver com o destino!! Mostra que temos que valorizar mesmo o que nosso estado tem de mais Bonito!!"

A biodiversidade diferenciada da região foi o tema escolhido para celebrar os 15 anos do aquário . "Como estão celebrando os 15 anos do local, eles ficaram muito motivados em apresentar a biodiversidade do Pantanal e as áreas adjacentes, como as cabeceiras do sistema, onde se encontra o rio da Prata" , diz José Sabino.

Esta não é a primeira vez que um bioma brasileiro é destaque no Aqua Totto.  A Amazônia foi destaque para comemorar 10 anos do aquário.  “A Amazônia é famosa no Japão, mas o Pantanal e a região de Bonito ainda não são conhecidos. Nós queremos mostrar que existe uma área chamada Pantanal e que possui uma valiosa biodiversidade. Este é o grande propósito desta exposição”. Toshimasa Kawai e Hajime Oshima reforçam ainda que a transmissão de informação é um papel extremamente importante.  “Não existe fronteiras em compartilhar animais dos rios e ecossistemas de outras regiões”.

A Exposição segue até 12 de abril de 2020. Veja abaixo as fotos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.