Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Educação

WWF Brasil lança projeto global de educação ambiental

Materiais gratuitos na Internet, palestras virtuais e ações presenciais visam tornar acessíveis conceitos de biodiversidade e trazem a necessidade de combater a crise climática.

Com informações de WWF Brasil
Em 15 de Janeiro de 2020 às 14h49
Divulgação. (WWF Brasil)

A série Nosso Planeta (Our Planet), lançada em abril de 2019, foi o documentário mais assistido pela Netflix no ano passado. A rede WWF – apoiadora do projeto – aproveitou o extenso levantamento de dados e de imagens que embasou a produção e desenvolveu o projeto educacional "Nosso Planeta Educação".

Lançado inicialmente na Inglaterra, Escócia, Irlanda e no País de Gales, o "Nosso Planeta Educação" chega agora ao Brasil com conteúdos gratuitos e que não exigem que professores ou alunos assistam à série. A iniciativa, que torna acessível o conceito de biodiversidade e destaca a necessidade de combater a crise clima?tica, oferece sugesto?es e inspirac?a?o para que a defesa da natureza possa ser tratada de maneira adequada em qualquer etapa do ensino ba?sico.

“Entendemos que e? preciso informar e formar a sociedade para um novo modo de ser e estar no mundo, dada a escala do impacto humano sobre o planeta.  Isso passa pelo entendimento do conceito de biodiversidade, pelo engajamento em torno de grandes questo?es do nosso tempo, como a crise climática, e tambe?m por atitudes cotidianas: o consumo responsa?vel e a reduc?a?o do desperdi?cio de alimentos, por exemplo”, explica Gabriela Yamaguchi, diretora de Engajamento do WWF-Brasil. 

O material foi adaptado para atender o currículo escolar oficial por meio do portal Quero na Escola , que desenvolveu atividades presenciais adaptadas ao contexto de cada instituição. É um projeto que leva para as escolas públicas mais participação da sociedade a partir de demandas dos estudantes por conhecimento além do currículo obrigatório. Criado em 2015, o projeto já beneficiou mais de 25 mil estudantes em 160 escolas com atividades sobre temas solicitados pelos jovens. 

O projeto abrange escolas municipais, estaduais e técnicas, incluindo faixa etária, envolvimento com o tema e acesso a biomas. Nas diferentes oficinas, os estudantes podem participar de jogos; fazer um simulado de convenção da ONU sobre o clima ou debater desastres ambientais recentes no Brasil e tentar chegar a propostas. No caso das atividades virtuais, o projeto conta com o apoio da tecnologia de comunicac?a?o a? dista?ncia “Skype Classroom”.

Os materiais de apoio para professores e estudantes já estão disponíveis no site . As ações presenciais em cinco escolas da Grande São Paulo tiveram início em 24 de outubro. Já as palestras virtuais para todo o país aconteceram entre 30 de outubro e 28 de novembro. Veja, abaixo, quais foram os temas:

#ConectadoNoPlaneta
Biodiversidade, Super Ano 2020 e o que nós temos a ver com isso. Por que estar #ConectadoNoPlaneta e como #JuntosÉPossível
Por Gabriela Yamaguchi, diretora de Engajamento do WWF-Brasil

Amazônia
Floresta, queimadas e desmatamento. Explicar a importância da floresta, por que não podemos desmatar e o que tem acontecido nos últimos anos (desmatamento e queimadas de 2019). O que tudo isso tem a ver com quem mora nas cidades?
Por Ricardo Mello, gerente do Programa Amazônia do WWF-Brasil

Plásticos
Já estamos comendo plástico e a poluição plástica será um dos maiores desafios nos nossos oceanos. Até 2050, estima-se que haverá mais plástico que peixes em nossos mares. Por quê? Como podemos resolver isso?
Por Anna Carolina Lobo, gerente dos programas Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil

Crise climática
O que é (causas e consequências), como combatê-la.
Por Alessandra Mathyas – analista de Energia e Mudanças Climáticas do WWF-Brasil 

Sobrecarga da Terra e Consumo Consciente
Consumimos em um ritmo mais veloz que a capacidade da terra de se regenerar. O que é o dia da Sobrecarga da Terra e por que precisamos rever nosso consumo.
Por Ricardo Fujii – analista de Mudanças Climáticas do WWF-Brasil 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Educação
VER TODAS EM EDUCAÇÃO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.