Bonito, Mato Grosso do Sul - 22 de Fevereiro de 2024
Educação

Bonito recebe espetáculo “Perigo Invisível” em agosto

A Cia BuZum! percorre o país com a missão de levar a arte do teatro de bonecos para crianças e adolescentes que ainda não conhecem ou têm pouco acesso a esse mundo lúdico.

Com informações de assessoria
Em 20 de Julho de 2022 às 16h31
(Divulgação)

Nove municípios de Mato Grosso do Sul recebem no próximo mês de agosto, do dia 01 ao dia 25, a estreia do espetáculo “Perigo Invisível”, da Cia BuZum! que leva cultura, educação e conscientização sobre a preservação do meio ambiente para crianças de maneira lúdica e divertida. A companhia de teatro BuZum roda o Brasil com espetáculos itinerantes em um ônibus e chega ao Estado para apresentações gratuitas em escolas públicas municipais por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet, e pelo Instituto Aegea, núcleo de inteligência socioambiental do Grupo Aegea, do qual faz parte a Ambiental MS Pantanal.

A agenda contempla a cidade de Bonito, nos dias 12 e 15 de agosto, nas Escolas Municipais João Alves da Nóbrega e João Alves de Arruda. Os horários das apresentações serão 08h15, 08h50, 09h30, 13h30, 14h10, 15h00.

A estreia do espetáculo “Perigo Invisível” retrata, com a ajuda dos personagens Fungoso, Dona Bactéria e Virulão, a importância da higiene pessoal. Com lições tiradas da pandemia, a compania reflete, de forma inteligente e divertida, o quanto hábitos simples, como lavar as mãos, fazem a diferença para toda a sociedade.

Mari Gutierrez, diretora de produção do BuZum!, explica que a concepção do espetáculo vai ao encontro de uma gama imensa de lições que cada pessoa, seja ela criança ou adulto, teve ao longo dos dois últimos anos de pandemia, e o quanto algo invisível, mas altamente contagioso, transformou rotinas e mudou hábitos para sempre. “E é justamente para reforçar esses aprendizados que ‘Perigo Invisível’ entra para um leque de obras já reconhecidas e aplaudidas pelo público que acompanha o BuZum!, como Curumim, O Grande Perigo, Caipira e Floresta Viva”, diz Mari.

O palco do BuZum! agora é fora do ônibus, em uma estrutura ampla. A plateia assiste a cada sessão com distanciamento seguro, de forma protegida. É diversão garantida para o público com a vivacidade do tradicional teatro de bonecos. Logo, o que antes acontecia originalmente no BuZum!, dentro do ônibus, hoje é no palco.

As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas material pedagógico para os educadores trabalharem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um pequeno teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

Perigo Invisível

O espetáculo Perigo Invisível se passa na Central dos Germes Maus. Fungoso, Dona Bactéria e Virulão são os personagens centrais dessa história. Os três querem infectar o maior número de crianças possível, e aproveitam dos maus hábitos de higiene de algumas delas para colocar seu maquiavélico plano em prática. Após algumas crianças ficarem doentes por não lavarem bem as mãos, ou por não escovarem os dentes ou por se negarem a tomar banho, elas percebem que bons hábitos de higiene são fundamentais para uma vida saudável. Após alguns cuidados, as bactérias, fungos e vírus acabam morrendo e as crianças voltam a ter saúde. A peça mostra a importância dos cuidados básicos com a higiene e que cuidar de si é também cuidar do outro.

A faixa etária é de 03 a 11 anos, a duração é de 25 minutos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Educação
VER TODAS EM EDUCAÇÃO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.