Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Abril de 2024
Educação

Propostas de Bonito, Miranda e Jardim são finalistas do Programa Centelha MS

O programa incentiva a criação de empreendimentos inovadores e dissemina a cultura empreendedora no Brasil.

Ketlen da Silva
Em 27 de Dezembro de 2019 às 10h22
Divulgação.

No dia 18 de dezembro, o resultado final da Fase 2 do Programa Centelha MS foi divulgado, e os 100 projetos de empreendimentos mais bem avaliados passaram para a próxima fase do Programa.

Em Mato Grosso do Sul foram 564 ideias submetidas provenientes de 34 municípios do Estado, uma média de 20,5 propostas a cada 100 mil habitantes. Passaram para a Fase 3 os projetos submetidos em 17 municípios: Campo Grande, Dourados, Corumbá, Jardim, Rio Verde de Mato Grosso, Aquidauana, Coxim, Miranda, Bonito, Naviraí, Nova Andradina, Ivinhema, Caarapó, Itaporã, Sidrolândia, Chapadão do Sul e Ladário.

Nesta etapa foram selecionadas 100 propostas que continuam na disputa, e na fase final, os 28 projetos vencedores receberão até R$ 60 mil em subvenção econômica cada uma, além de todos os processos de acompanhamento e capacitações oferecidas pelo Programa.

Relacionados ao tema de Tecnologia Social, o projeto finalista de Bonito é da bióloga Lívia Cordeiro chamado "Ciclo Azul - soluções ambientais para resíduos orgânicos". Em Miranda, cidade vizinha, os projetos do empreendedor Wagner Soares, "Núcleo Servir a Vida", e da professora Denise Silva, "Bruaca Pantaneira", foram aprovados. Com o tema "Big Data", o empreendedor de Jardim, Mateus Siviero, teve seu trabalho "Agenda da Fazenda" classificado para a próxima fase.

De acordo com o diretor-presidente da Fundect, professor Márcio de Araújo Pereira, o número de ideias submetidas em Mato Grosso do Sul vem para provar a vocação empreendedora de nosso Estado. “Que este Programa faça jus ao nome, que seja a primeira faísca, o primeiro passo para o fortalecimento de nosso ecossistema de inovação. Agora na fase final do Programa, as 100 ideias selecionadas passarão por uma série de avaliações conduzidas por avaliadores externos, dentre elas o cronograma financeiro. No fim, em meados de fevereiro teremos as 28 ideias vencedoras que receberão os recursos e toda a assistência da Fundect e Finep para transformar esta ideia em um negócio inovador”, afirma o presidente.

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). As fases do Centelha são operacionadas pela Fundação CERTI e executadas em Mato Grosso do Sul pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), órgão vinculado ao Governo do Estado por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Confira o resultado completo aqui .

Programa Centelha

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil e  irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

Cada uma das ideias aprovadas receberá cerca de R$ 50 mil em subvenção econômica para o desenvolvimento do seu produto e negócio. Também serão disponibilizadas capacitações online sobre gestão, vendas, marketing, desenvolvimento de produto e outros temas relevantes para a formação empreendedora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Educação
VER TODAS EM EDUCAÇÃO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.