Bonito, Mato Grosso do Sul - 27 de Abril de 2024
Educação

Inscrições para o Enem 2020 se encerram nesta sexta-feira

Desta vez, avaliações serão realizadas de forma presencial, com a prova impressa, e virtualmente, em todo o País.

Ketlen da Silva
Em 21 de Maio de 2020 às 13h43
(Divulgação)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se encerram nesta sexta-feira (22) em todo o País. Para garantir a participação na edição de 2020 da avaliação, os estudantes devem acessar a página do participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e seguir os passos para o preenchimento dos formulários de inscrição até as 23 horas e 59 minutos do dia 22 de maio (horário de Brasília).

A partir deste ano, o Enem terá duas modalidades de provas, as impressas, com aplicação prevista, inicialmente, para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para os dias 22 e 29 de novembro. Para a realização do Enem digital, foram disponibilizadas 2.000 vagas para Mato Grosso do Sul, sendo 1.800 para Campo Grande e 200 para Dourados. 

A estrutura dos dois exames continua a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, por área de conhecimento, constituídas por 45 questões cada, e uma redação. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Ressalta-se, ainda, que o Inep vai garantir a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo sem o pedido formal dos inscritos.

A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. A medida está contemplada nos editais nº 33 e nº 34, de 20 de abril de 2020, publicados pelo Inep no Diário Oficial da União do dia 22 de abril de 2020.

Mudança de data

Na última terça-feira (19), o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o governo vai abrir consulta direta, por meio da internet, aos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para decidir a data de realização das provas deste ano. De acordo com o MEC, a consulta ocorrerá na Página do Participante em final de junho. A pasta estima que 5 milhões de candidatos se inscreverão para a atual edição da avaliação.

Todos os inscritos poderão escolher entre a manutenção da data das provas, o adiamento por 30 dias e a suspensão indefinida do exame deste ano por causa da pandemia de Covid-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Educação
VER TODAS EM EDUCAÇÃO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.