Bonito, Mato Grosso do Sul - 24 de Abril de 2024
Educação

Inscrições para Enem, que terá prova presencial e digital, começam na segunda

O participante deverá optar entre a realização do exame on-line ou impresso. O prazo para inscrições vai até 22 de maio.

Ketlen da Silva
Em 08 de Maio de 2020 às 13h00
(Divulgação)

Começam na próxima segunda-feira (11) as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020. O exame foi mantido, para os dias 1º e 8 de novembro, depois de muita polêmica em razão da pandemia de novo coronavirus.

O prazo para inscrições vai até 22 de maio, pela página do Enem na internet. Em 2019, foram mais de 70 mil inscritos só em Mato Grosso do Sul.

A partir de 2020, o Enem terá duas modalidades de provas, as impressas, com aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para os dias 22 e 29 de novembro. Quem optar pelo exame impresso não poderá se inscrever na edição digital. É preciso cuidado na escolha pois após concluir o processo, o aluno não poderá alterar sua opção.

Nos dois exames, serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira - inglês ou espanhol.

A edição deste ano exite inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.

O  Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais, mesmo sem o pedido formal, terão isenção da taxa.

A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência.

Esse direito é para os candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio este ano, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; tenham feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e tenham renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Educação
VER TODAS EM EDUCAÇÃO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.