Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Abril de 2024
Educação

IFMS reconhece curso de Conservação da Natureza, idealizado pelo IHP, e o lança como pós-graduação

O lançamento do edital acontece nesta quarta-feira (14), a partir das 16h30, pelo canal do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul no Youtube.

Com informações de assessoria
Em 13 de Julho de 2021 às 16h26
(José Sabino)

Quase trinta anos depois do coronel Ângelo Rabelo, presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), idealizar e conduzir um curso sobre Conservação da Natureza, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) reconhece o trabalho e traz para o meio acadêmico o curso de Pós-Graduação Latu Sensu de Especialização em Estratégias para Conservação da Natureza.

O lançamento do edital acontece nesta quarta-feira (14), a partir das 16h30, e conta com a presença da reitora do IFMS, Eliane Cassiano, o presidente do IHP, Ângelo Rabelo, e o comandante-geral da PM, coronel Marcos Paulo Gimenez. O mediador será o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Felipe Fernandes.

Rabelo lembra que a iniciativa surgiu em 1992 e um dos objetivos era reconhecer a existência de uma força de proteção à natureza dentro das Polícias Militares. “Ao longo desses anos todos, o curso formou e capacitou mais de 500 alunos e contribuiu para repensar a forma de atuação, que passou a ser mais preventiva. Além disso, a iniciativa norteou a ativação de várias unidades ambientais no país, em lugares que ainda não existiam”, afirma o presidente do IHP.

Em 2019, o IHP começou a articulação com o IFMS para que o curso fosse transformado em uma pós-graduação. “Essa parceria reconhece a importância do curso e dá legitimidade do ponto de vista pedagógico. Agora, a iniciativa que surgiu lá atrás vai integrar o portfólio do IFMS como curso de pós-graduação. Esta é uma vitória e respeito às Polícias Militares”, assegura Rabelo.

O curso já contou com apoio da Fundação Boticário e da Agência Nacional de Águas (ANA), entre outros parceiros.

Diretor-geral do câmpus de Corumbá do IFMS, Wanderson da Silva Batista afirma que o curso é voltado para servidores da Polícia Militar Ambiental de todo o Brasil e também para estudantes da região pantaneira. “Abraçamos a ideia (do IHP), considerando a importância para a nossa região e também no intuito de fortalecer a nossa missão institucional de contribuir para o desenvolvimento pantaneiro. O IHP é um parceiro de longa data. A implantação de um curso do câmpus Corumbá, com olhar voltado à conservação da natureza é algo que nos enaltece como ser humano”, garante Batista.

A apresentação do curso e lançamento do edital podem ser acompanhados on-line, através do canal do IFMS no Youtube .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Educação
VER TODAS EM EDUCAÇÃO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.