Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Janeiro de 2020
Saúde

Saúde intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti em Bonito

Prefeitura pede que os moradores auxiliem mantendo limpos os quintais e recolhendo recipientes que possam acumular água e servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Com informações de Prefeitura de Bonito - Ketlen da Silva
Em 29 de Outubro de 2019 às 10h02
(Divulgação/Prefeitura de Bonito)

Devido à proximidade do verão, marcado pelo aumento das temperaturas e a chegada das chuvas, que contribuem para a proliferação dos mosquitos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Controle de Vetores do Departamento de Vigilância em Saúde, está intensificando a partir desta semana as ações contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e da Zika. Os trabalhos incluem visitas de casa em casa e vistorias em imóveis que se encontram fechados ou abandonados.

Entre os meses de maio e agosto de 2019, o setor de endemias realizou 16.760 visitas a imóveis, sendo que 40 deles estavam com focos do mosquito, 129 aplicações de larvicida e 372 remoções de depósitos. As ações de controle são executadas de forma permanente o ano todo, mesmo no inverno, época em que o número de casos diminui devido à queda das temperaturas.

De acordo com a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Mariana Corrêa, mesmo com o número máximo de servidores disponíveis trabalhando nas ruas, o apoio da população continua sendo fundamental para reduzir o número de casos, evitando a ocorrência de epidemia.

Cuidados

Os depósitos preferenciais para os ovos do Aedes aegypti são recipientes domiciliares com água parada. Os principais exemplos, entre outros, são pneus, latas, vidros, cacos de garrafa, pratos de vasos, caixas d'água ou outros reservatórios mal tampados.

Alguns cuidados para evitar o acúmulo de água onde o mosquito pode se reproduzir são:

Tampar caixas d’água, toneis e latões; Manter limpos os bebedouros de animais; Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo; Guardar pneus em lugar abrigado; Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises; Não acumular água nos vasos de plantas; Manter a piscina tratada durante todo o ano; Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras fechadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.