Bonito, Mato Grosso do Sul - 22 de Abril de 2024
Saúde

Anvisa autoriza uso emergencial de dois novos testes para varíola dos macacos

Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população

Com informações de O Globo
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda-feira o uso emergencial de dois tipos de kit para detecção de varíola dos macacos. A aprovação da Anvisa permite a utilização imediata de 24 mil testes.

A autorização foi dada em reposta a pedidos feitos pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz. Os kits liberados emergencialmente pela Anvisa são produzidos pelo Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, e não têm registro definitivo na agência, que ainda analisa o pedido.

Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, referente ao último sábado, o Brasil tem 4.493 casos confirmados da doença. São Paulo é o estado que reúne maior número de casos, com 2.788 ocorrências confirmadas.

Para autorizar o uso emergencial, a Anvisa considerou a situação da doença no país, além das limitações para realizar o diagnóstico para varíola dos macacos, incluindo a quantidade de testes represados e o fato de não haver kits comerciais para detecção da doença.

"Destaca-se que, atualmente, no País, estão estruturados tecnicamente oito (08) Laboratórios de Referência para o diagnóstico da Monkeypox, por biologia molecular, que têm se demonstrado limitados na capacidade de atender à crescente demanda, gerando um quantitativo de solicitações de exames represadas", afirmou a Anvisa em nota, complementando: "Com o pleito, o Ministério da Saúde pretende descentralizar a realização do diagnóstico da Monkeypox para a Rede de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) e propiciar o diagnóstico mais oportuno com a redução do tempo de liberação de resultado ao paciente."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.