Bonito, Mato Grosso do Sul - 15 de Julho de 2020
Geral

IBAMA autoriza o envio de reforços para as queimadas em Corumbá, Porto Murtinho e Aquidauana

A autorização prevê o envio de brigadas temporárias para ajudar nos incêndios florestais que estão ocorrendo nas cidades.

Ketlen da Silva
Em 23 de Agosto de 2019 às 15h28
Corumbá é a segunda cidade com maior índice de queimadas no Brasil. (Divulgação/Prefeitura de Corumbá/Clóvis Neto)

Nesta quarta-feira (21), o Instituto Brasileiro Do Meio Ambiente e Dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), autorizado pelo Ministério do Planejamento, solicitou a contratação de brigadistas federais do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO) para auxiliar nos incêndios florestais que estão ocorrendo por Mato grasso do Sul.

Após a declaração de estado de emergência ambiental no Estado, em abril de 2019, o PREVFOGO foi autorizado a contratar brigadas federais temporárias para a prevenção e combate aos incêndios florestais nos munícipios de Porto Murtinho, Aquidauana e Corumbá, a região pantaneira.

Para Corumbá, vice-líder em ocorrência de queimadas no país, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram designados 24 brigadistas, quatro brigadistas chefes de esquadrão e um chefe de brigada. A cidade já conta com 30 brigadistas, que tem atuado nas queimadas em ambientes rurais e de proteção ambiental.

As cidades de Porto Murtinho e Aquidauana vão ganhar duas brigadas de 15 componentes, cada, sendo que cada grupo terá 12 brigadistas, dois chefes de esquadrão e um chefe de brigada.

As queimadas em Porto Murtinho estão atingindo a Terra Indígena Kadiwéu, que já mobilizou 30 brigadistas treinados pelo Ibama e ganhará mais cinco brigadistas trocados de Corumbá e mais cinco de Aquidauana.

A autorização foi publicada nesta sexta-feira (23), na edição do Diário Oficial da União (DOU), e prevê o encaminhamento de brigadas também para as cidades do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A seleção, contratação, administração e gerenciamento das atividades das brigadas estão sob responsabilidade do Centro Especializado PREVFOGO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 14 de Julho de às 16h58
Grávida, Katy Perry prepara o lançamento de seu novo álbum, o “Smile”.
Em 14 de Julho de às 13h12
Casal deu a notícia nesta terça-feira (14) e o DJ revelou que o novo bebê foi feito no dia da sua live, em maio: "resultado da quarentena"
Em 13 de Julho de às 14h28
A artista faleceu devido à complicações de um câncer de mama, aos 57 anos.
Em 10 de Julho de às 09h15
O auxílio foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia de covid-19.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.