Bonito, Mato Grosso do Sul - 27 de Abril de 2024
Geral

Chef Paulo Machado encabeça projeto do Itamaraty e leva culinária pantaneira para o Japão

O principal objetivo da viagem é apresentar para os japoneses os ingredientes tradicionais do país, em especial do Mato Grosso do Sul, e as técnicas da cozinha brasileira em toda a sua diversidade.

Com informações de assessoria
Em 08 de Setembro de 2022 às 14h41
(Igor Maranho)

Para comemorar o bicentenário da independência do Brasil, a ser celebrado na próxima quarta-feira, dia 7 de setembro, o chef Paulo Machado, numa parceria inédita com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), acaba de desembarcar no Japão para realizar etapa do projeto Brasil em Sabores.

Entre almoços oficiais na residência da embaixada do Brasil em Tokyo destinados a diplomatas, executivos, jornalistas, influencers e chefs de cozinha japoneses, momento para disseminar não só a história e cultura, mas as técnicas e a versatilidade dos ingredientes brasileiros.

“O principal objetivo da viagem é apresentar para os japoneses os ingredientes tradicionais do país, em especial do nosso Mato Grosso do Sul, e as técnicas da cozinha brasileira em toda a sua diversidade”, explica Machado. “É um momento histórico para internacionalizar a cozinha brasileira e mostrar os nossos saberes para todo o mundo", completou.

O menu especialmente preparado pelo chef Paulo Machado em parceria com o seu conterrâneo Lucas Caslu, conta com seis etapas. Além da chipa frita com creme de leite fresco e do chipaguaçu de milho, serão servidos também o caribéu, um ensopado de mandioca com carne seca, a picanha oreada com vinagrete, arroz com perfume de pequi, feijão e farofa, além de mandioca frita com furrundum. Para finalizar, pudim de mandioca, tubérculo versátil utilizado no Brasil com enorme tradição alimentar.

Entenda o projeto

Com o objetivo de discutir a internacionalização da gastronomia brasileira, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) se juntou aos Institutos Capim Santo e Paulo Machado para eleger os cinco primeiros Chefs-Embaixadores, um de cada região do país: Morena Leite (Nordeste), Manu Buffara (Sul), Janaína Rueda (Sudeste), Paulo Machado (Centro-Oeste) e Saulo Jennings (Norte).

Os chefs-embaixadores, por sua vez, escolheram cinco novos cozinheiros como Pupilos: Romário Santos (Nordeste), Lucas Correia (Sul), Julia Aguiar (Sudeste), Lucas Caslu (Centro-Oeste) e Ricardo Branches (Norte).

Os Pupilos irão realizar ao longo do ano residências gastronômicas em cinco embaixadas, uma em cada continente. Ao final do período de intercâmbio de experiências, os chefs-embaixadores se juntarão aos respectivos pupilos em cada país para atividades de promoção da culinária nacional e dos produtos agroalimentares brasileiros.
Tendo como pilares a diversidade cultural, a criatividade, a sustentabilidade, o afeto e a inclusão social, o projeto Brasil em Sabores tem como objetivo criar conexões e promover a culinária brasileira ao redor do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.