A vacinação em massa contra a Covid-19 em Botucatu (SP) terminou com mais de 65 mil moradores imunizados no último domingo (16).
O objetivo era aplicar a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca em 60 mil pessoas, ou seja, em 80% do público-alvo, mas a meta foi ultrapassada.
Segundo a prefeitura foram 65.932 doses aplicadas, número que pode aumentar nesta segunda-feira (17) devido a contagem de cadastro que tiveram que ser feitos manualmente em virtude de oscilações no sistema digital.
A operação em Botucatu é parte de um estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina contra cepas do coronavírus. Na pesquisa, que vai durar oito meses, toda a população adulta da cidade será imunizada.
De acordo com o Ministério da Saúde, Botucatu conta com cerca de 150 mil habitantes, dos quais 106 mil são maiores de 18 anos. No entanto, a expectativa é vacinar cerca de 80 mil pessoas durante a pesquisa, já que parte dos adultos já foi imunizada normalmente durante o programa de vacinação dos grupos prioritários.
Para isso, foi montado um esquema que transformou os 45 locais de votação utilizados para as eleições de 2020 em pontos de vacinação, e 2,5 mil pessoas trabalharam como voluntárias. A ação de teve apoio da Justiça Eleitoral, da OAB Botucatu e do Ministério Público.

