Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Saúde

Vacinação contra a gripe Influenza é liberada para a população em Miranda

As pessoas podem se dirigir aos postos de saúde até o dia 24 de julho, principalmente os que fazem parte dos grupos de risco.

Ketlen da Silva
Em 14 de Julho de 2020 às 15h17
(Divulgação)

Desde o dia 13 de julho, a vacina contra a gripe Influenza está liberada para todos os moradores de Miranda e seguirá disponível até o dia 24 de julho. Toda a população da faixa etária acima de seis meses de idade poderá ser vacinada.

Essa etapa da imunização estará dando continuidade à vacinação dos grupos prioritários dentre os quais destacam-se  as gestantes, puérperas, crianças, trabalhadores da saúde e indígenas.

Todos os postos de saúde e as salas de vacinas do município estão abastecidos e seguem aplicando a imunização até acabarem as doses. O serviço é para atender a população que não recebeu a dose, durante o período da campanha, deste ano.

Lembrando a importância do uso de máscara de proteção e o uso de álcool em gel ou água e sabão para a higienização das mãos como formas de prevenção quanto à pandemia do novo coronavírus.

A estratégia de vacinação contra a Influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população-alvo. Em 2020, está sendo realizada a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza que é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório.

É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também pode causar pandemias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a ocorrência de casos da Influenza varia de leve a grave, como também ao óbito.

A infecção pode levar ao agravamento e ao óbito especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção; crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Vírus da Influenza e manifestações clínicas

O período de incubação do vírus Influenza varia entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves. A transmissão ocorre principalmente pelo contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. É elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semi-fechados, dentre outros.

A Influenza sazonal, inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.

Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado. A Síndrome Gripal (SG), que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), é obrigatória a notificação às autoridades de saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.