Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Saúde

Vacina pode estar disponível a partir de outubro, diz diretor do Instituto Butantan

Vacina contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida em parceria com farmacêutica chinesa está em fase avançada de testes e pode ficar pronta já em outubro, dependendo apenas do registro da Anvisa.

Com informações de Revista Fórum
Em 06 de Agosto de 2020 às 16h45

Em audiência pública virtual da Câmara dos Deputados realizada nesta quinta-feira (06), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, se mostrou otimista com relação ao desenvolvimento da vacina contra a Covid-19 e afirmou que ela deve ficar pronta até outubro.

Fruto de uma parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, a vacina está em fase avançada de testes com 9 mil voluntários em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Segundo Covas, a vacina deverá ficar pronta em outubro e dependerá apenas do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser distribuída. Como o registro deve levar cerca de dois meses, a previsão mais otimista é que a vacina comece a ser distribuída a partir de janeiro de 2021.

“Poderemos ter (a vacina) a partir agora de outubro. O processo de preparo para a formulação e o envase já se iniciou. Todos os processos de controle de qualidade e validação já se iniciaram. Então, poderemos ter a vacina. A grande pergunta é se estará registrada e aprovada pelo estudo clínico e poderá ser utilizada. Sou muito otimista. Acho que um prazo razoável seria janeiro de 2021 dado o desempenho até o presente momento”, disse o diretor do Instituto Butantan.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem afirmado que, quando a vacina for registrada pela Anvisa, ela será distribuída gratuitamente em todo o Brasil através do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“A quantidade necessária para iniciar a imunização da população brasileira, pode ser aplicada já no início de janeiro com o SUS, com aplicação gratuita em toda população”, declarou o tucano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.