A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, fez uma atualização, nessa segunda-feira (12), sobre a vacina da Janssen, contra a Covid-19. Um "aumento do risco" do desenvolvimento da síndrome de Guillain-Barré foi incluído nos avisos.
Baseada em um sistema de monitoramento federal sobre segurança de imunizantes, a agência identificou 100 casos do raro distúrbio neurológico após 12,5 milhões de doses serem ministradas. Desse número de registros, 95 foram graves, levando os pacientes à hospitalização. Uma morte ocorreu.
A Johnson & Johnson, responsável pela vacina, informou, em comunicado, que a chance de a síndrome ocorrer é "muito baixa". Contudo, a companhia afirmou "apoiar fortemente" a conscientização sobre sinais e sintomas de eventos raros para que estes sejam identificados com rapidez e tratados com eficácia.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a síndrome acarreta paralisação dos músculos e ocorre quando o sistema imunológico do paciente ataca o sistema nervoso periférico do próprio indivíduo.
A Autoridade Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou, em maio, que analisaria informações sobre pacientes que desenvolveram a síndrome de Guillain-Barré após imunização com a vacina de Oxford/AstraZeneca contra o coronavírus.
Para o neurocirurgião Alander Sobreira, o número de casos da síndrome associados à vacina da Janssen é pequeno. "Apesar dos riscos, é óbvio que uma vacinação em massa, como tem sido feita nessa pandemia, a gente se expõe muito mais a ver complicações da vacina também", avalia, indicando que riscos de tromboses e cardiopatias são maiores com outras vacinas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou, na última sexta-feira (09), aos fabricantes da vacina que houvesse contraindicação de uso do imunizante a pessoas com histórico de Síndrome de Extravasamento Capilar.
A requisição foi feita após a Anvisa receber relato de paciente com a síndrome após recebimento da vacina. Conforme a agência, o distúrbio foi percebido em casos avaliados pela EMA.