Bonito, Mato Grosso do Sul - 24 de Novembro de 2025
Saúde

Tratamento precoce Covid-19; Município de SC oferece tratamento gratuito para combater a doença

Desde o início da pandemia foram registradas duas mortes, sendo que uma não teve a confirmação de Covid-19.

Informações Ndmais
Em 19 de Março de 2021 às 07h59

Desde o início da pandemia do novo coronavírus - Covid19 - a prefeitura da cidade de Rancho Queimado, no interior de Santa Catarina, oferece tratamento precoce gratuito contra a doença já nos primeiros sintomas.

Em novembro de 2020, a aposentada Rosemeri Sell Marquis teve Covid-19. Nos primeiros sintomas, ela recebeu o “kit Covid” e não precisou ser internada. 

Recentemente ela procurou atendimento de novo porque começou a sentir alguns sintomas. A enfermeira fez o teste rápido, que deu negativo. Na sequência, Rosemeri foi para o médico, que avaliou os sintomas. "Como não mandamos ninguém para casa sem nenhum tipo de proteção, ela está indo com a Ivermectina receitada, que é um tipo já de proteção”, diz Armando Tarantto, clínico geral.

Rosemeri recebe o medicamento Ivermectina na hora e de graça. 

Estratégia preventiva
Desde março de 2020 a Prefeitura de Rancho Queimado começou a discutir qual seria a melhor maneira de tratar os pacientes, já que pouco se sabia sobre a doença.

O médico Armando Tarantto conta que assim que surgiu o vírus na China, ele começou a estudar os tipos de tratamento. “ Eu fui até a prefeita Cleci Aparecida Veroneze, estudei, e levei pra ela um protocolo que eu achava viável para combater a doença. Ele inclui a ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina. E para complementar o tratamento um corticóide, quando necessário, além de alguns antitrombóticos, que a gente sabe que podem haver inflamações dentro do vaso sanguíneo na segunda fase da doença.”

E o protocolo apresentado por Armando foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

Armando Tarantto explica que o kit de medicamentos oferecidos pela prefeitura varia de acordo com o paciente. Mas de modo geral, para os primeiros sintomas, o morador de Rancho Queimado recebe a hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina.

A prefeitura afirma que o tratamento precoce evitou qualquer colapso na saúde, e que o custo com os remédios foi de R$ 47 mil. Bem menos do que gastaria com respiradores.

O último levantamento mostra que a cidade de Rancho Queimado tem 337 casos confirmados de Covid-19 e 298 pessoas foram curadas.

Existem 37 casos ativos sendo monitorados em casa, e foram registradas duas mortes, sendo que uma não teve a confirmação de Covid-19.

Para a prefeita de Rancho Queimado, a decisão de aplicar o tratamento precoce contra a Covid-19 acabou virando exemplo para todo o Brasil.

“Muitos municípios estão nos procurando. Estamos disponibilizando nosso protocolo de tratamento precoce para aqueles que também queiram aderir” .

Veja abaixo a reportagem:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.