Desde o início da pandemia do novo coronavírus - Covid19 - a prefeitura da cidade de Rancho Queimado, no interior de Santa Catarina, oferece tratamento precoce gratuito contra a doença já nos primeiros sintomas.
Em novembro de 2020, a aposentada Rosemeri Sell Marquis teve Covid-19. Nos primeiros sintomas, ela recebeu o “kit Covid” e não precisou ser internada.
Recentemente ela procurou atendimento de novo porque começou a sentir alguns sintomas. A enfermeira fez o teste rápido, que deu negativo. Na sequência, Rosemeri foi para o médico, que avaliou os sintomas. "Como não mandamos ninguém para casa sem nenhum tipo de proteção, ela está indo com a Ivermectina receitada, que é um tipo já de proteção”, diz Armando Tarantto, clínico geral.
Rosemeri recebe o medicamento Ivermectina na hora e de graça.
Estratégia preventiva
Desde março de 2020 a Prefeitura de Rancho Queimado começou a discutir qual seria a melhor maneira de tratar os pacientes, já que pouco se sabia sobre a doença.
O médico Armando Tarantto conta que assim que surgiu o vírus na China, ele começou a estudar os tipos de tratamento. “ Eu fui até a prefeita Cleci Aparecida Veroneze, estudei, e levei pra ela um protocolo que eu achava viável para combater a doença. Ele inclui a ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina. E para complementar o tratamento um corticóide, quando necessário, além de alguns antitrombóticos, que a gente sabe que podem haver inflamações dentro do vaso sanguíneo na segunda fase da doença.”
E o protocolo apresentado por Armando foi aprovado pela Câmara de Vereadores.
Armando Tarantto explica que o kit de medicamentos oferecidos pela prefeitura varia de acordo com o paciente. Mas de modo geral, para os primeiros sintomas, o morador de Rancho Queimado recebe a hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina.
A prefeitura afirma que o tratamento precoce evitou qualquer colapso na saúde, e que o custo com os remédios foi de R$ 47 mil. Bem menos do que gastaria com respiradores.
O último levantamento mostra que a cidade de Rancho Queimado tem 337 casos confirmados de Covid-19 e 298 pessoas foram curadas.
Existem 37 casos ativos sendo monitorados em casa, e foram registradas duas mortes, sendo que uma não teve a confirmação de Covid-19.
Para a prefeita de Rancho Queimado, a decisão de aplicar o tratamento precoce contra a Covid-19 acabou virando exemplo para todo o Brasil.
“Muitos municípios estão nos procurando. Estamos disponibilizando nosso protocolo de tratamento precoce para aqueles que também queiram aderir” .
Veja abaixo a reportagem:

