Bonito, Mato Grosso do Sul - 16 de Setembro de 2025
Saúde

SES orienta municípios sobre intervalo entre aplicação de doses da vacina contra Covid-19

Intervalos maiores entre as doses oferecem respostas imunes mais robustas após a segunda dose, o que, em princípio, pode se traduzir, inclusive, em respostas protetoras mais duradouras.

Com informações de Governo de MS - Ketlen da Silva
Em 14 de Julho de 2021 às 13h39
(Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) enviou nota informativa aos municípios de Mato Grosso do Sul sobre o intervalo de aplicação entre a primeira dose e a segunda dose das vacinas contra coronavírus, conforme recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI).

O Programa Nacional de Imunização orientou que intervalos maiores entre as doses oferecem respostas imunes mais robustas após a segunda dose, o que, em princípio, pode se traduzir, inclusive, em respostas protetoras mais duradouras.

Atualmente, Mato Grosso do Sul recebe quatro marcas de vacinas diferentes, as vacinas da Pfizer, Coronavac, Astrazeneca e Janssen. O PNI recomendou o intervalo de 28 dias entre as duas doses da vacina da Coronavac, 12 semanas entre a primeira e segunda dose da Astrazeneca e 12 semanas entre as duas doses de Pfizer. A vacina da Janssen é aplicada em dose única.

Desde o início da campanha de imunização contra a Covid, o Governo do Estado e os municípios tem sido parceiros na aplicação das estratégias adotadas no Estado para finalização dos esquemas vacinais. O resultado dessa parceria está no alto percentual da vacinação da população em Mato Grosso do Sul.

Mato Grosso do Sul aplicou até o momento 2.043.885 doses, sendo 1.261.453 com a primeira dose, 568.850 com a segunda dose e 213.572 com dose única. De acordo com o levantamento nacional, está entre os Estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 70,86% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante e 37,58% foram imunizados com a segunda dose.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.