Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Saúde

Servidores da Saúde de Bodoquena recebem treinamento da Comissão de Controle Sanitário de MS

O treinamento deve padronizar ações do posto de controle e monitoramento, fazendo com que Bodoquena utilize o mesmo modelo aplicado pelo Estado, auxiliando no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Ketlen da Silva
Em 12 de Agosto de 2020 às 12h46
(Divulgação)

Nesta terça-feira (11), os profissionais da Atenção Básica em Saúde de Bodoquena, que vem atuando na ação de barreira sanitária do município, receberam treinamento para aperfeiçoamento nas abordagens e armazenamento de dados. Capacitação foi dada pela Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCC/MS) e deve padronizar ações do posto de controle e monitoramento, fazendo com que Bodoquena utilize o mesmo modelo aplicado pelo Estado, auxiliando no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

No encontro, foram discutidas maneiras de otimizar o trabalho que já vem sendo realizado no posto de monitoramento de Bodoquena, como implantação de sistema eletrônico do Estado, que notifica suspeitos para todas as cidades que o utilizam, realizada demonstração de uso e retirada e EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), apresentação de protocolo de biossegurança e, além de prevenção, foi discutida resposta aos casos positivos.

Para o tenente-coronel QOBM Leonardo Rodrigues Congro, assessor da CCS/MS e responsável pelos treinamentos, padronizar as ações que vem dando certo é um passo importante e necessário. “Quando o profissional está bem treinado ele consegue identificar sinais e sintomas e auxiliar a população no acesso ao serviço de saúde. O município já vem realizando um bom trabalho, prova disso é o controle dos casos, padronizar esse tipo de atendimento alinhando às normas de biossegurança e de coleta de informação dos casos suspeitos para subsídio para que Vigilância Epidemiológica possa obter resultados ainda melhores”, explica.

A coordenadora da Atenção Básica do município, Erica Batista, agradeceu a comissão pelo treinamento.  De acordo com Erica, foi possível identificar erros e acertos e traçar um caminho para realizar o trabalho de uma melhor forma para população e servidores. “Nós estamos aprendendo a cada dia e toda ajuda é bem vinda nesse momento, esperamos continuar com cenário favorável”, disse.

Os servidores que participaram do treinamento passarão as orientações adiante. A barreira segue sendo realizada no município, por tempo indeterminado, o acesso a cidade está centralizado na Rua João Pedro de Lima – entrada de Miranda, onde equipe de saúde realizará orientações relacionadas a prevenção a Covid-19.

Comissão

A Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS), foi criada pelo Governo do Estado para o enfrentamento da pandemia do coronavírus em Mato Grosso do Sul. A CCS é vinculada à Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica e composta pela Casa Militar; Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública; SES (Secretaria de Estado de Saúde (SES); Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz); Iagro e Semagro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.