A cidade de Serrana (SP) registrou queda de 95% nas mortes por Covid-19 após concluir a vacinação de quase todos os adultos com a CoronaVac. O resultado foi divulgado no Fantástico, na noite do último domingo (30).
Com 45 mil habitantes, a cidade foi objeto de estudo do Instituto Butantan, que produz a vacina CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac Biotech. A pesquisa foi iniciada em fevereiro com o objetivo de vacinar toda a população adulta da cidade (cerca de 30 mil pessoas) para avaliar o impacto da imunização na pandemia de Covid-19.
No início da vacinação, a cidade enfrentava um aumento de casos de Covid, mas a disseminação do vírus foi contida depois que 75% da população foi imunizada, descobriram os cientistas.
Os pesquisadores dividiram a cidade em quatro áreas para tentar entender qual era o limite para conter a propagação do vírus e descobriram que a disseminação foi controlada depois que três áreas receberam a segunda dose.
O número de casos sintomáticos caiu 80% e as internações recuaram 86%. As mortes por Covid caíram 95%, segundo dados do Butantan divulgados pela TV Globo.
De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal divulgado na últia sexta-feira (28), Serrana contabilizou em maio 1.095 casos notificados; 793 casos descartados; 302 casos confirmados; 3 casos estão em investigação e foram registrados 6 óbitos decorrentes da doença.