Bonito, Mato Grosso do Sul - 24 de Novembro de 2025
Saúde

Serrana conclui 1ª fase da vacinação em massa contra o coronavírus

97,3% do público-alvo receberam a primeira dose de Coronavac em 4 semanas. Na 4ª feira (17) a pesquisa entra em uma nova etapa, quando a população começa a receber a 2ª dose da vacina.

Com informações da Agência Brasil
Em 16 de Março de 2021 às 10h19

Primeira cidade a vacinar em larga escala seus moradores contra a covid-19, Serrana (SP) encerrou no último domingo (14) a 1ª etapa de imunização. 

A população participa de estudo clínico do Instituto Butantan para medir a eficácia da CoronaVac, vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac, contra a disseminação do novo coronavírus.

Foram vacinados 97,3% do público-alvo. Segundo balanço divulgado pelo instituto, 27.619 pessoas das 28.380 inscritas receberam a 1ª dose da vacina em 4 semanas.

A cidade, de aproximadamente 45.600 habitantes, foi dividida em 4 regiões de vacinação (verde, amarela, cinza e azul). 

Na 4ª feira (17) a pesquisa entra em uma nova etapa, quando a população começa a receber a 2ª dose da vacina. 

O cronograma seguirá o processo da 1ª dose, começando pelos moradores da região verde e passando para as regiões amarela, cinza e azul.

Segundo o Instituto Butantan, as primeiras conclusões da pesquisa devem começar a ser divulgadas cerca de 1 mês depois do encerramento da aplicação da 2ª dose, ou seja, 3 meses depois do início do estudo clínico. Como a vacinação em massa começou em 17 de fevereiro, os resultados devem sair em meados de maio.

IMUNIZAÇÃO EM MASSA

Em Serrana, toda a população adulta está recebendo a CoronaVac ao mesmo tempo. O município foi escolhido por reunir 3 condições: número adequado de habitantes para a pesquisa clínica, alta taxa de infecção e proximidade a um centro de pesquisa, em Ribeirão Preto.

A pesquisa avaliará a eficiência da CoronaVac na diminuição da taxa de transmissão do coronavírus na cidade. Entre os efeitos que serão analisados está a imunidade de rebanho.

A adesão ao estudo clínico foi voluntária. Todo morador com mais de 18 anos estava apto a ser vacinado, com exceção das grávidas, das lactantes e de pessoas com contraindicação médica.

Dados

Segundo boletim epidemiológico publicado pela Prefeitura, Serrana contabiliza 2.859 casos recuperados; 64 pessoas estão em isolamento domiciliar; 17 estão internadas e foram registrados 65 óbitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.