Bonito, Mato Grosso do Sul - 16 de Abril de 2024
Saúde

Secretária de Saúde de Bonito alerta para o risco de dengue

A prevenção está sendo o caminho mais viável, já que o Ministério da Saúde não repassa o inseticida contra o mosquito aos municípios.

Ketlen da Silva
Em 20 de Dezembro de 2019 às 13h44
Divulgação. (Prefeitura de Bonito)

A Prefeitura Municipal de Bonito, através do Departamento de Vigilância em Saúde e do Setor de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde pede à população em geral, principalmente aos moradores da Vila Donária e Jardim Boa Vista que concentra o maior número de casos notificados de Dengue, que redobrem os cuidados na prevenção à doença.

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Obras, vem realizando o "mutirão da limpeza" para combater a proliferação do vetor transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus através do controle mecânico, que é a única ferramenta de prevenção disponível no momento, uma vez que o Ministério da Saúde não tem repassado o inseticida utilizado no combate ao mosquito aos municípios.

Somente o Ministério da Saúde regula a distribuição do inseticida, sendo vedada a sua compra na esfera municipal já que o produto deve ser aprovado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

"Embora não haja epidemia da doença em Bonito, não podemos baixar a guarda", afirma a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Mariana Corrêa. "É preciso que as pessoas vistoriem com frequência o seu próprio quintal, verificando se há recipientes que possam armazenar água, guardando as garrafas sempre de cabeça para baixo e enchendo de areia os pratos dos vasos de plantas, além de manter as caixas ou barris de água fechados - com tampa adequada. É preciso também que cada morador incentive os seus vizinhos a fazer o mesmo", conclui.

Divulgação. (Prefeitura de Bonito)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.