Bonito, Mato Grosso do Sul - 14 de Julho de 2020
Saúde

Secretaria de Saúde amplia número de testes no drive-thru coronavírus de Corumbá

O aumento da testagem na população é um fator estratégico no combate à pandemia e ajuda nas decisões estratégicas em relação às ações que devem ser realizadas.

Com informações de Governo de MS - Ketlen da Silva
Em 27 de Maio de 2020 às 14h32
(Divulgação)

Em atendimento à demanda do município, o Governo do Estado de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), ampliará de 90 para 120 o número de exames de diagnóstico do coronavírus em Corumbá.

O aumento da testagem na população é um fator estratégico no combate à pandemia e ajuda nas decisões estratégicas em relação às ações que devem ser realizadas.

“Em Corumbá, houve um aumento na procura por agendamentos no drive-thru Corumbá, e diante disso passaremos dos atuais 30 testes para 40 testes por dia”, explica o titular da pasta, ressaltando que os atendimentos no local acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras. A mudança inicia a partir desta quarta-feira (27).

Atualmente, nas unidades instaladas em Corumbá, Dourados, Campo Grande e Três Lagoas é realizado o exame RT-PCR (abreviatura da sigla inglesa reverse-transcriptase polymerase chain reaction), considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19, de biologia molecular, por meio de swab. A partir desta semana, testes rápidos também serão usados nos drive-thrus.

“Quanto maior o número de testes fizermos, melhor conseguiremos identificar a incidência da doença. Desta forma, teremos números mais próximos da realidade, estimando melhor a taxa de mortalidade do vírus e o avanço da pandemia em âmbito local”, ressalta Resende.

O drive-thru Corumbá funciona desde o dia 11 de maio, no prédio do SAMU (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência), localizado na Avenida Nossa Senhora da Candelária, s/nº, Bairro Universitário, com realização diária de 20 testes RT PCR às segundas, quartas e sextas-feiras (exceto feriados), no horário das 14h às 16h.

Neste drive-thru são agendadas coletas de pessoas que possuam veículos, sendo que não proprietários ou menores de 12 anos, são agendados e encaminhados para a Pronto Socorro Municipal de Corumbá, com cinco testes às segundas, quartas e sextas-feiras (exceto feriados), sempre a partir das 17h, no SAMU, situado à Avenida Nossa Senhora da Candelária, s/nº, Bairro Universitário. Os telefones para contato são (67) 9-8472-8850/9-8467-4573/9-8473-2408.

Segundo o boletim epidemiológico da SES, até as 10h00 desta terça-feira (26), das 105 amostras coletadas neste drive-thru de Corumbá, 11 casos foram confirmados e os 94 restantes deram negativo. No total, o município apresenta 19 casos confirmados da doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 14 de Julho de às 11h08
Estudo foi publicado no dia 02 de julho no Jornal Internacional de Doenças Infecciosas (International Journal of Infectious Diseases), publicação revisada por outros médicos, de acesso público da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas.
Em 14 de Julho de às 09h33
O número de pessoas curadas é superior à quantidade de casos ativos (657.297), que são pacientes que estão em acompanhamento médico.
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Em 14 de Julho de 2020 às 11h08
Estudo foi publicado no dia 02 de julho no Jornal Internacional de Doenças Infecciosas (International Journal of Infectious Diseases), publicação revisada por outros médicos, de acesso público da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas.
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.