Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Abril de 2024
Saúde

Saúde suspende vacina da AstraZeneca para grávidas em MS

A decisão segue orientação da ANVISA.

Com informações de Governo de MS - Ketlen da Silva
Em 11 de Maio de 2021 às 15h24
(Edemir Rodrigues)

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), suspendeu de forma preventiva, nesta terça-feira (11), a aplicação da vacina contra a Covid-19 fabricada pela AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes nos 79 municípios do Estado. Esta decisão segue orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a SES aguarda posição do Ministério da Saúde. “Vamos esperar a publicação de uma nota técnica do Ministério da Saúde que deverá ser emitida ainda hoje. Assim tomamos o conhecimento, decidimos pela suspensão imediata da vacina AstraZeneca para gestantes que ainda não tomaram a primeira dose no Estado”.

Geraldo Resende lembra que a decisão vale exclusivamente para a vacina AstraZeneca. “Recomendamos que as gestantes façam o uso da vacina da Pfizer que chegaram recentemente ao Estado. E quando estiver disponível a vacina da Coronavac, que possamos fazer o uso deste imunizante também”.

De acordo com o Vacinômetro, 5.224 gestantes tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca e sete a segunda dose em Mato Grosso do Sul. O Vacinômetro ainda aponta que 1.900 gestantes tomaram a primeira dose da vacina da Pfizer no Estado.

Confira a nota divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde:

Seguindo orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), esta Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS), decide paralisar de forma preventiva, nos 79 municípios do Estado, a aplicação da vacina contra a Covid-19, da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A SES ressalta que até o presente momento não houve nenhum episódio de reação adversa grave no Estado. Esta decisão segue até que a ANVISA emita nova orientação contrária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.