Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Saúde

Saúde reforça alerta à população para prevenção da dengue em Bonito

O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de inseticidas. O produto deve ser aprovado pela ANVISA e não pode ser comprado pela prefeitura.

Ketlen da Silva
Em 07 de Janeiro de 2020 às 14h48
Divulgação.

Com a ocorrência de chuvas intensas, a Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria e Saúde, reforça o alerta à população para que redobre, em todos os bairros, os cuidados necessários para evitar de casos de dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota, que foi obrigada a suspender desde o ano passado a aplicação de inseticidas (como o Malathion) no combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya e zika) devido à falta do produto, que não tem sido mais repassado aos municípios pelo Ministério da Saúde.

Somente o Ministério da Saúde regula a distribuição do produto, que não pode ser comprado pela Prefeitura, já que o produto deve ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As equipes do Setor de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde continuam vistoriando os imóveis e a recomendação é para que os moradores contribuam, vistoriando com frequência o seu próprio quintal, retirando recipientes que possam armazenar água, guardando as garrafas sempre de cabeça para baixo e enchendo de areia os pratos dos vasos de plantas - além de manter as caixas ou barris de água fechados - com tampa adequada.

Os moradores poderão também comunicar diretamente à Secretaria Municipal de Saúde a existência de lixo descartado irregularmente (ou em local impróprio) e de terrenos sujos. Para isso basta utilizar o telefone (67) 3255-3307 e pedir para falar com o setor de Vigilância Sanitária ou no Controle de Vetores.

A denúncia será anotada para que o setor responsável vistorie o local, notificando os infratores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.