Bonito, Mato Grosso do Sul - 22 de Janeiro de 2020
Saúde

Saúde reforça alerta à população para prevenção da dengue em Bonito

O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de inseticidas. O produto deve ser aprovado pela ANVISA e não pode ser comprado pela prefeitura.

Ketlen da Silva
Em 07 de Janeiro de 2020 às 14h48
Divulgação.

Com a ocorrência de chuvas intensas, a Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria e Saúde, reforça o alerta à população para que redobre, em todos os bairros, os cuidados necessários para evitar de casos de dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota, que foi obrigada a suspender desde o ano passado a aplicação de inseticidas (como o Malathion) no combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya e zika) devido à falta do produto, que não tem sido mais repassado aos municípios pelo Ministério da Saúde.

Somente o Ministério da Saúde regula a distribuição do produto, que não pode ser comprado pela Prefeitura, já que o produto deve ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As equipes do Setor de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde continuam vistoriando os imóveis e a recomendação é para que os moradores contribuam, vistoriando com frequência o seu próprio quintal, retirando recipientes que possam armazenar água, guardando as garrafas sempre de cabeça para baixo e enchendo de areia os pratos dos vasos de plantas - além de manter as caixas ou barris de água fechados - com tampa adequada.

Os moradores poderão também comunicar diretamente à Secretaria Municipal de Saúde a existência de lixo descartado irregularmente (ou em local impróprio) e de terrenos sujos. Para isso basta utilizar o telefone (67) 3255-3307 e pedir para falar com o setor de Vigilância Sanitária ou no Controle de Vetores.

A denúncia será anotada para que o setor responsável vistorie o local, notificando os infratores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.